• 07.01
  • 2014
  • 11:54
  • -

Jornalista gaúcho lança livro sobre cobertura em situações de risco

Depois de uma experiência de quase-morte, o jornalista gaúcho Humberto Trezzi decidiu escrever o que chamou de “acerto de contas” das reportagens que fez ao longo de seus 25 anos de carreira como repórter.

Seu novo livro, “Em terreno minado”, traz uma coletânea com os bastidores das principais coberturas em situação de risco que realizou.  Entre elas, o momento em que o motorista do carro de reportagem em que estava na Líbia foi atingido por um disparo durante um confronto entre rebeldes e militares. O veículo colidiu e caiu em uma cratera deixando Trezzi gravemente ferido e interrompendo seu trabalho no país.

“As situações limites me atraem, seja em relação a mim, seja em relação a quem passa por elas”, conta Trezzi, que apesar do acerto de contas não pensa em parar com a profissão. “Nem tudo que fiz da vida está no livro. Recentemente denunciamos uma rede de desmanche operada pelos próprios funcionários do Detran, por exemplo”, conta.

As situações foram tantas que o jornalista de Zero Hora decidiu organizá-las em um guia de sobrevivência em situações de conflito e de risco, dando detalhes sobre as principais coberturas de que participou.

O livro traz ainda histórias mais antigas do início de carreira em Angola, além da cobertura de um terremoto no Chile, do combate entre militares e guerrilheiros na Colômbia, da guerra civil no Haiti, no Paraguai e sobre os conflitos entre traficantes e policiais no Rio de Janeiro, situação em que presenciou o momento em que os chefes do tráfico negociavam se iriam matá-lo e como o fariam. “Eles discutiam para onde me levariam e como me matariam enquanto eu estava rendido na frente deles”, conta com tranquilidade. Na Bolívia, Trezzi foi tomado por um norte-americano por indígenas durante uma cobertura; depois, foi confundido com um militante comunista por militares direitistas daquele mesmo país. 

O livro, lançado pela Geração Editorial, traz ainda relatos fotográficos com as cenas do que Trezzi viveu exercendo a profissão que adotou por acaso, quando, ainda menino, fugia da matemática.

Para mais informações sobre o livro, basta acessar o link http://geracaoeditorial.com.br/blog/em-terreno-minado

Assinatura Abraji