Jornalista é baleado em Moju, no Pará
  • 13.07
  • 2021
  • 17:40
  • Abraji

Liberdade de expressão

Jornalista é baleado em Moju, no Pará

Atualizado às 12h30 de sábado, 24 de julho.

Na noite da última sexta-feira, 9.jul.2021, em Moju, nordeste do Pará, Jackson Silva, diretor do portal Moju News, foi surpreendido por dois homens vestidos de preto na porta de casa, quando retornava de um culto ao lado da mulher e de duas filhas. Os dois bandidos fizeram seis disparos e fugiram do local em uma moto. O jornalista está hospitalizado no Hospital Adventista de Belém, na capital paraense. 

A tentativa de homicídio ocorreu por volta de 21h, depois que Silva estacionou o seu carro para abrir a porta da garagem. Ele foi abordado ao sair do veículo e atingido no tórax, no braço direito e no rosto. O projétil que atingiu o maxilar não pôde ser retirado para não haver complicações. A esposa do jornalista informou que ele ainda vai passar por outras cirurgias.

Ela informou que foram realizadas duas cirurgias: uma no braço direito, alvo de dois projéteis, e outra no esôfago, em decorrência de um tiro que perfurou o pescoço. O jornalista está lúcido e chegou a gravar um áudio enviado a amigos relatando que espera se recuperar em breve e que seja feito justiça.

Para Osvando Siqueira, jornalista do portal Moju News, a tentativa de homicídio teria sido motivada pelo trabalho de Jackson Silva na cobertura de segurança pública e na administração local. No entanto, nem a esposa do jornalista, nem Osvando podem precisar qual seria o motivo principal dos agressores.

Em abr.2021, Jackson Silva registrou um boletim de ocorrência na delegacia da cidade, que fica a cerca de 130 quilômetros de Belém. Ele denunciou ter sido ameaçado e que o motivo seria por disputas políticas locais. 

Na noite de sábado (10.jul.2021), após uma denúncia anônima, policiais militares prenderam um casal que foi acusado de tráfico de drogas. Eles teriam ligação com um possível suspeito do crime contra Jackson Silva. As investigações policiais continuam.

Atualização do estado de saúde 

No domingo, dia 18.jul. 2021, Jackson Silva publicou um texto nas redes sociais no qual agradece o apoio da imprensa e das entidades nacionais. Disse que o "O Jornalismo venceu e o Jornalismo vencerá".

Fotos: Reprodução/Facebook

No dia 23 de julho, Jackson já recebeu alta do hospital e se encontra em segurança, junto da família. 

Assinatura Abraji