• 17.10
  • 2014
  • 03:12
  • Abraji

Liberdade de expressão

Jornalista é assassinado a tiros no Paraguai

A Abraji se solidariza com os amigos, colegas e familiares do repórter paraguaio Pablo Medina, morto nesta quinta-feira. O repórter era correspondente do jornal ABC Color na cidade de Curuguaty, 250 km a nordeste de Asunción, e foi assassinado a tiros quando retornava de uma cobertura.

Medina já havia sido ameaçado por causa de reportagens sobre a produção de maconha na região. Embora tivesse à disposição uma escolta policial, ele viajava desprotegido quando foi abordado por dois homens fardados que fugiram em uma moto.

Pablo Medina é o terceiro jornalista paraguaio assassinado em 2014, de acordo com o Comitê para Proteção de Jornalistas. Colegas seus alertam para o risco que correm outros repórteres do país, nomeadamente Candido Figueredo, Freddy Rojas, Rosendo Duarte, Aldo Rojas e Omar Acosta.

O governo paraguaio deve não apenas identificar e punir os responsáveis pela morte de Pablo Medina, como também garantir a segurança de outros profissionais da imprensa que cobrem temas sensíveis, especialmente narcotráfico e corrupção.

Assinatura Abraji