• 14.02
  • 2012
  • 08:33
  • Natalia Mazotte

Jornalista é assassinado a tiros em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai

Publicado em 13 de fevereiro de 2012 no Blog do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas

O jornalista Paulo Roberto Cardoso Rodrigues foi morto a tiros em um atentado na noite deste domingo, 12 de fevereiro, em Ponta Porã (Mato Grosso do Sul), na fronteira com o Paraguai, informou o portal G1. A polícia suspeita que o crime tenha sido encomendado.

Este é o segundo jornalista morto em menos de uma semana e o terceiro desde o início de 2012 no Brasil, país que experimentou uma escalada da violência contra a imprensa em 2011 e, como resultado, caiu 41 posições na Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa publicada pela organização Repórteres Sem Fronteiras.

Conhecido como Paulo Rocaro, o repórter era editor-chefe do Jornal da Praça e do site Merco Sul News e estava em um veículo de passeio quando foi baleado por dois supostos pistoleiros em uma motocicleta, de acordo com o Terra. Após ser atingido por cinco tiros, ele faleceu no hospital na manhã de hoje.

As primeiras informações apontam que o crime contra o jornalista poderia ter motivações politicas, mas os investigadores não descartam outras hipóteses, segundo o site MS Notícias. A polícia já solicitou imagens das câmeras de segurança dos estabelecimentos próximos ao local do crime.

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul (SidJor-MS) emitiu nota de pesar pela morte do jornalista e pediu agilidade nas investigações para o esclarecimento do crime.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran) também lamentou o episódio e ressaltou a possibilidade do homicídio estar relacionado à atividade profissional de Rocaro. "Em relatório divulgado ano pela Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), durante o ano de 2011, 106 trabalhadores de comunicação (seis brasileiros) foram assassinados ou morreram de forma violenta e em 2010 foram 94 mortos. Esperamos que a violência contra o jornalista Paulo Rocaro não se torne apenas um número na lista de 2012", declarou, em nota, a associação profissional.

Assinatura Abraji