Jornalista é agredido em Manaus a socos e pontapés
  • 24.07
  • 2020
  • 15:50
  • Abraji

Liberdade de expressão

Jornalista é agredido em Manaus a socos e pontapés

Foto: Grupo Diário de Comunicação

O jornalista Alex Braga foi agredido a socos e pontapés na noite de 23.jul.2020, depois de ter seu carro atingido por outro veículo, no bairro Flores, em Manaus (AM). Ele é o apresentador do programa Amazonas Diário, do Grupo Diário de Comunicação (GDC), em que faz denúncias principalmente contra o governo estadual. O caso foi registrado no 19º Distrito Integrado da Polícia (DIP) como roubo e lesão corporal consumada (dolosa).

Imagens de câmeras do local onde aconteceu a abordagem mostram um Jeep azul no qual estão três homens, seguido por outro carro, um Ônix branco. Do Jeep saíram dois homens que abordaram o jornalista e o cinegrafista que o acompanhava. Na sequência, um deles atinge o apresentador com um soco e pontapés. Alex sai correndo e é perseguido. O segundo homem faz gestos para que o cinegrafista se afaste do carro. Pouco depois, os homens abrem a porta do veículo onde estava o jornalista e roubam os pertences, fugindo em seguida.

Veja aqui o vídeo:


Braga disse ainda ter sido ameaçado por um dos homens: “Você está falando muito em seu programa e deve para muita gente. Nós vamos te matar”. O jornalista acrescentou que, durante a abordagem, os homens mostraram armas na cintura e que, para escapar da perseguição, correu até uma loja de conveniência a 50 metros do local. 

O apresentador está em Manaus há quase dois meses, depois de uma passagem por Boa Vista (RR), onde também fazia um programa com denúncias sobre a administração pública local. Segundo ele, na outra cidade também recebeu ameaças por telefone e pelas redes sociais. 

Ao chegar a Manaus, Braga passou a andar de carro blindado. Segundo o jornalista, a agressão que sofreu foi um recado: “Tenho medo do próximo passo. Eles já provaram que podem tudo.” Segundo informações, apesar de o caso ter sido registrado no 19º DIP, será transferido para o 10º DIP devido ao local da ocorrência. 

Procurada, a Secretaria de Segurança do Estado não havia se manifestado até o fechamento desta reportagem.

Assinatura Abraji