- 20.09
- 2024
- 14:06
- Abraji
Liberdade de expressão
Jornalista de Campo Largo, acolhido pelo Programa de Proteção Legal da Abraji, vence ação judicial
Saiu nesta semana a decisão favorável ao jornalista Fábio Marigo, dono da página Patrulha do Eleitor. Ficou reconhecido que não houve nenhum tipo de irregularidade por parte do jornalista em suas publicações. Em julho deste ano, Marigo foi acusado pelo PSD de Campo Largo (PR), ao qual o prefeito da cidade é filiado, de divulgar propaganda política irregular.
O jornalista teria publicado em sua página um vídeo feito por Vanessa Zub, pré-candidata a vereadora do município, em que ela estaria em um carro de som protestando contra a atual gestão da prefeitura e manifestando suas frustrações com a administração pública.
Na divulgação feita por Marigo, Vanessa é descrita apenas como moradora da cidade, sem mencionar sua candidatura. Portanto, a decisão concluiu que não houve irregularidade por parte do jornalista, pois ele se limitou a divulgar informações de interesse público.
Sobre o jornalista
Fábio Marigo está se graduando em investigação e perícia criminal pela Universidade Norte do Paraná e é fundador da página Patrulha do Eleitor, voltada às denúncias e reclamações dos moradores de Campo Largo. Já foi apresentador do "Maringá Motos" e repórter policial nos programas "Maringá Alerta" e "Maringá Notícias", pela RTV Canal 10, em Maringá (PR). Atuou na Rádio 87,9 FM de Sarandi (PR) como comentarista político com participações e fez participações em "Tribuna da Massa", "Balanço Geral" e "Cidade Alerta".
Sobre o Programa de Proteção Legal
A Abraji, com apoio da organização internacional Media Defence, mantém o Programa de Proteção Legal para Jornalistas. Essa iniciativa visa facilitar o acesso dos jornalistas à defesa jurídica, agindo como intermediária entre eles e os advogados. Seu propósito é assegurar que os profissionais recebam suporte legal tanto para responder a processos quanto para empreender ações que protejam sua atividade profissional. O programa não apenas financia os honorários advocatícios, mas também oferece acompanhamento, divulgação e assistência ao caso. Prioridade é dada a jornalistas que atuem fora dos principais centros urbanos e a profissionais freelancers.
As inscrições para o programa podem ser feitas por este formulário ou através do email [email protected].