• 04.03
  • 2010
  • 15:41
  • Portal Imprensa

Jornalista da Band Caxias é agredido por presidente da Câmara de da cidade, no Maranhão

O jornalista Ricardo Rodrigues, da TV Band Caxias, do Maranhão, foi agredido pelo presidente da Câmara Municipal, Antônio Luís (PSB). O ato foi flagrado em vídeo que teve repercussão nacional, divulgado pelo programa “Brasil Urgente”, da mesma rede de TV.

O ataque aconteceu por volta das 19h40 da terça-feira, 2, logo após o término da sessão da Câmara. “Os telespectadores estavam reclamando das filas durante a madrugada dos postos e eu perguntei o que ele, como médico e presidente da Câmara fazia sobre a situação”. Segundo Rodrigues, seu programa, Caxias em Opinião, conta com a participação do público, que vinha fazendo reclamações relativas à situação do sistema de saúde da cidade.

Com a relutância do vereador de responder à pergunta, Rodrigues insistiu, “Mas a população tem reclamado, presidente”. Imediatamente, o vereador desferiu um soco no rosto do jornalista, que caiu em cima do câmera, desfocando a imagem.

Após o ocorrido, Rodrigues se dirigiu ao Distrito Policial de Caxias, onde fez um boletim de ocorrência. “Sofri um hematoma no lado esquerdo do rosto”, comenta. O jornalista entrou com uma ação na Justiça, que terá audiência no dia 5 de maio.

“Foi um soco na cara da sociedade, tanto na população do município quanto do Brasil”, disse.

Segundo Rodrigues, na sessão do dia seguinte, foi aprovada a limitação da presença de repórteres àqueles que obtiverem credenciais. “Eu tenho informações não confirmadas de que eu não vou ter credencial”, disse. Ele relata que a equipe do programa já havia sido barrada anteriormente na Câmara, mas teve a entrada liberada após registrar o caso na polícia. Na mesma sessão, o vereador teria pedido desculpas a população da cidade pelo ocorrido, mas não ao repórter.

O presidente da Câmara Municipal não atendeu as ligações feitas pela Abraji.

Assinatura Abraji