Jornalismo sem Trégua traz resultados de relatório sobre dificuldades na cobertura da Amazônia
  • 03.06
  • 2024
  • 15:31
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Jornalismo sem Trégua traz resultados de relatório sobre dificuldades na cobertura da Amazônia

A live do Jornalismo Sem Trégua, do Programa Tim Lopes, traz nesta terça-feira (04.jun.2024), a jornalista Rafaela Sinderski, que vai falar sobre os desafios do jornalismo na Amazônia, a partir das 19h no Instagram da Abraji. Pesquisadora da organização, ela atua no monitoramento dos ataques sofridos pelos jornalistas em suas diversas modalidades de agressão e risco.

"Cobrir essas questões acarreta riscos significativos, desde enfrentar a presença de vários atores armados, a imposição do silêncio, barreiras no acesso à informação e limitações geográficas e econômicas que restringem a cobertura em campo e a análise aprofundada das questões locais", aponta relatório produzido pela Abraji em parceria com a FLIP (Fundação para a Liberdade de Imprensa). Para a elaboração do relatório, que contou com o trabalho de Sinderski, foram entrevistados jornalistas e comunicadores de regiões amazônicas, que abordaram os riscos das coberturas, censura e falta de suporte dos veículos de comunicação. O relatório em português pode ser acessado neste link.

Rafaela Sinderski é pesquisadora do relatório, jornalista, mestre em Comunicação e doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A live, mediada por Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, terá como foco os desafios revelados no relatório.

Fique atento às redes da Abraji e não perca a transmissão ao vivo da quarta-feira (4.jun.2024) às 19h.

Sem trégua

O Jornalismo Sem Trégua, do Programa Tim Lopes, retornou em 2024 com uma série de convidados: 
Sérgio Ramalho, repórter e autor de “Decaído”, foi o convidado da primeira live do ano.  Na transmissão ao vivo mediada por Angelina Nunes, Ramalho compartilhou sua experiência em coberturas sobre as milícias no Rio de Janeiro. Assista a live com Sérgio Ramalho neste link.

Marta Alencar, jornalista e fundadora da COAR, uma startup jornalística e educacional de debunking e fact-checking no Nordeste, foi a segunda entrevistada. Especialista em combate à desinformação, Marta discutiu estratégias de checagem de fatos. Assista a live com Marta Alencar neste link.

Regina Eleutério, psicoterapeuta e jornalista, abordou a temática da saúde mental e bem-estar no jornalismo. Com 30 anos de atuação em redações, Eleutério trouxe dicas para manter o bem-estar mental no ambiente profissional. Assista a live com Regina Eleutério neste link.

Assinatura Abraji