Jornalismo sem Trégua entrevista Regina Eleutério sobre alertas em saúde mental para jornalistas
  • 26.04
  • 2024
  • 12:30
  • Isadora Ferreira

Formação

Liberdade de expressão

Jornalismo sem Trégua entrevista Regina Eleutério sobre alertas em saúde mental para jornalistas

"A sociedade como um todo enfrenta pressões para se adaptar ao mundo digital, à velocidade da informação, da comunicação, às diferentes demandas, mas os jornalistas vivem isso duplamente", afirma Regina Eleutério, psicoterapeuta e jornalista. Com mais de 30 anos de experiência, ela é a convidada especial do Jornalismo Sem Trégua para discutir a saúde mental na profissão. O bate-papo está marcado para a próxima terça-feira (30.abr.2024), às 19h, e será transmitido ao vivo pelo Instagram da Abraji.

Sob a mediação de Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, a live abordará pontos importantes sobre os desafios emocionais enfrentados pelos profissionais da imprensa em suas rotinas.

Eleutério enfatiza a importância de encontrar um equilíbrio na saúde mental, destacando que esta não se resume a estar feliz o tempo todo: "A saúde mental pressupõe um equilíbrio. Há momentos em que é possível e necessário estar triste, não estar tão animado, estar cansado. É preciso ter esse equilíbrio; essa é uma palavra-chave para falar de saúde mental. E não tem a ver com precisar estar bem o tempo todo. Senão, vira uma pressão a mais. Um desequilíbrio a mais."

A jornalista também aborda os desafios específicos enfrentados pelos profissionais da imprensa, que precisam conciliar a necessidade de se manterem atualizados com a profundidade e o foco em suas reportagens: "Ao mesmo tempo em que eles têm que estar atentos a tudo o que acontece, não dá para viver só nessa dispersão. São exigidos profundidade e foco na hora de escrever. Diariamente, eles têm que se equilibrar entre opostos, a necessidade de acompanhar tudo que acontece, além da necessidade de ter concentração e profundidade na hora de escrever."

Não perca esta oportunidade de compreender melhor os desafios emocionais enfrentados pelos profissionais do jornalismo. Junte-se a nós para esta conversa enriquecedora e essencial sobre saúde mental na profissão, diretamente no perfil do Instagram da Abraji. Fique atento às nossas redes sociais para mais informações e para acessar a transmissão ao vivo.

Outras lives do Jornalismo sem Trégua:

Sérgio Ramalho, repórter e autor de ‘Decaído’

Na primeira live do Jornalismo sem Trégua 2024, Angelina Nunes entrevistou o repórter Sérgio Ramalho, que compartilhou sua experiência em coberturas sobre as milícias no Rio de Janeiro. Ramalho destacou a importância da disciplina na apuração de matéria de profundidade e de cuidados com a segurança pessoal, incluindo estratégias de armazenamento seguro de dados e uso de ferramentas no processo de apuração. A transmissão ressaltou a necessidade de planejamento nas reportagens, compartilhamento de informações com colegas e adoção de medidas preventivas para proteção. Assista a live com Sérgio Ramalho neste link.

Marta Alencar, jornalista e fundadora da COAR

A última edição do Jornalismo Sem Trégua, apresentada pelo Programa Tim Lopes da Abraji, recebeu Marta Alencar, jornalista e especialista em combate à desinformação. Durante a live, Marta discutiu estratégias para verificar a veracidade das informações, destacando a importância de observar termos sensacionalistas, verificar erros ortográficos, checar a origem e a atualidade da informação, além de utilizar práticas de verificação. Ela também incentivou jornalistas a empreenderem projetos de jornalismo, enfatizando a importância do conhecimento, da criatividade e da persistência para oferecer informações de qualidade. A entrevista, conduzida por Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, está disponível no Instagram e Youtube da Abraji. Assista a live com Marta Alencar neste link.

Assinatura Abraji