• 15.12
  • 2009
  • 09:57
  • Plínio Bortolotti

“‘Jornalismo investigativo’ consolidou-se no mundo como sinônimo de bom jornalismo”, diz Fernando Rodrigues

Presidente eleito da Abraji para o biênio 2010-2011, Fernando Rodrigues falou sobre as atividades da associação em entrevista por e-mail ao blog de Plínio Bortolotti, diretor da Abraji. Na ocasião, ele esclareceu o conceito de jornalismo investigativo e falou sobre os planos da associação para 2010.

Rodrigues, que substituirá Angelina Nunes (O Globo) na presidência da Abraji,  é repórter da Folha de S. Paulo desde 1987. Atualmente na sucursal de Brasília, assina a coluna “Brasília” no jornal e mantém um blog no portal Uol.

Leia abaixo a entrevista:

Plínio - Muitos questionam o termo “jornalismo investigativo”, alegando que o jornalismo é investigativo por definição. O que teria, então, a Abraji diferente de outras associações que se dedicam ao desenvolvimento do jornalismo?

FR - Se me permite, gostaria de ajudar a propagar o significado da expressão “jornalismo investigativo”. O termo deriva de seu congênere em inglês, “investigative journalism”. Assim como no Brasil, nos países de língua inglesa muitos também consideram essa designação um pleonasmo. Afinal, todas as atividades jornalísticas embutem alguma dose de investigação (do redator que liga para um cinema para confirmar o horário das sessões num determinado dia até o repórter que passa meses vasculhando a vida de um político corrupto). Ainda assim, o “investigative journalism” (ou o jornalismo investigativo) consolidou-se no mundo todo como sinônimo de bom jornalismo, de reportagens profundas, alentadas, que procuram esgotar um determinado assunto.

É importante ressaltar que o jornalismo investigativo nem de longe se restringe ao repórter que sai à rua para buscar a informação. Fazem parte indissociável do processo o pesquisador do banco de dados do jornal que prepara todo o material de apoio, o redator que ajuda na checagem de informações e na preparação de textos de apoio, os editores e subeditores que orientam os repórteres e depois arbitram sobre a distribuição dos textos pela página (no caso de meios impressos), os artistas gráficos e arte-finalistas que traduzem em material iconográfico a reportagem. Enfim, todos os envolvidos numa grande reportagem estão fazendo jornalismo investigativo. Não importa se é a cobertura de uma CPI no Congresso, de um megashow de rock no Maracanã ou de uma enchente no Sul do país.

É nesse contexto que a Abraji atua. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo deseja discutir, debater e encontrar sempre os melhores caminhos para que a profissão possa ser bem exercida, em todos os seus detalhes.

A Abraji tem sua missão claramente descrita em seu estatuto. Eis as atividades que desenvolve: “1) promoção e organização de cursos e seminários de formação, especialização e reciclagem profissional; 2) intercâmbio de informações e experiências profissionais, por intermédio de congressos, encontros, de sítios na internet, bancos de dados, bibliotecas e publicações; 3) estímulo ao jornalismo investigativo, mediante concessão de bolsas de estudo, financiamento de projetos de investigação e prêmios; 4) apoio ao uso dos recursos do computador (planilhas, gerenciadores de bancos de dados, ferramentas de pesquisa, etc.) na reportagem investigativa; e 5) defesa da democracia, do livre exercício do jornalismo investigativo e da liberdade de expressão.Entre suas prioridades estão a defesa da transparência nos negócios públicos e a garantia de livre acesso às informações dos órgãos públicos”.

A Abraji é totalmente sem fins lucrativos e nenhum tipo de vínculo político partidário. A Abraji também não é uma entidade sindical. A Abraji, entretanto, mantém excelente relação com a Fenaj [Federação Nacional dos Jornalistas], com sindicatos de jornalistas e com a ABI [Associação Brasileira de Imprensa]. Finalmente, a Abraji acredita que possa contribuir para procurar melhorar continuamente o padrão do jornalismo praticado no Brasil.

Plínio - Qual a contribuição concreta pode dar uma entidade como a Abraji para o jornalismo brasileiro?

FR - Ao promover encontros, seminários e cursos, a Abraji pretende fomentar a discussão entre os jornalistas a respeito de quais são as boas práticas a serem seguidas no dia a dia do profissional da área. O uso de novas tecnologias tem sido fundamental para qualquer jornalista neste início de século 21. A Abraji se orgulha de ser pioneira nesse tipo de treinamento no Brasil.
Do ponto de vista externo ao mundo exclusivamente jornalístico, a Abraji também lidera uma ampla campanha por uma lei de direito de acesso a informações públicas no Brasil. A entidade ajudou a fundar uma coalizão de mais de 20 outras associações da sociedade civil, o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas. O Fórum atua desde 2003 como promotor do debate sobre esse tema.

Plínio - Quais os principais trabalhos que a Abraji pretende desenvolver em 2010?
FR - O principal evento do calendário da Abraji é o seu congresso, cuja periodicidade pretende ser anual. É o que tem ocorrido nos anos recentes. Em 2010, a organização pretende novamente fazer do congresso um ponto de encontro para jornalistas de todo o Brasil, para autoridades interessadas em debater como se faz bom jornalismo e para convidados do exterior. Em 2009, cerca de 600 pessoas participaram do evento.

O Congresso da Abraji vem se tornando um grande fórum de discussão e também de treinamento de jornalistas, pois há várias oficinas práticas durante o evento. Tudo é realizado da maneira mais aberta possível, sem nenhum tipo de conotação político partidária.

Além do seu Congresso, a Abraji promove cursos e seminários sobre uso de computador em reportagens, seminários sobre direito de acesso a informações públicas.

No dia-a-dia, o associado da Abraji tem acesso à área reservada do site da entidade e também pode participar da lista de discussão entre os filiados. A lista de discussão é uma ferramenta útil para jornalistas. Profissionais de todas as áreas podem enviar uma mensagem perguntando como encontrar determinada informação e os outros colegas, em várias partes do Brasil, em geral se oferecem para dar dicas e sugestões. Há um nível de colaboração difícil de encontrar no meio jornalístico. Os associados da Abraji têm cada vez mais aperfeiçoado a colaboração e o respeito mútuos.

Confira o perfil dos membros da diretoria eleita para o biênio 2010/2011:

 

Assinatura Abraji