• 10.08
  • 2006
  • 12:05
  • Belisa Figueiró

Jornal de São José do Rio Preto é censurado

O jornal Bom dia, de São José do Rio Preto, foi proibido em caráter liminar de falar sobre uma quadrilha de tráfico internacional de medicamentos na cidade, depois que o filho do procurador do Estado, Mauro Fileto Filho, foi preso por envolvimento no esquema, nos Estados Unidos. A ação cautelar foi movida por Mauro César Fileto e Maria Aparecida Tartaglia Fileto logo após o jornal ter publicado uma reportagem no dia 4 de agosto a respeito do caso.

O juiz Paulo Sérgio Romero Vicente Rodrigues, da 4ª Vara Cível de São José do Rio Preto, determinou a proibição alegando que as investigações correm sob segredo de justiça. No despacho, o texto ordena que o jornal e o editor-chefe “abstenham-se de publicar qualquer fato alusivo à investigação criminal enquanto Mauro Fileto Filho for meramente suspeito, ou seja, enquanto não houver processo crime”.

O filho do procurador foi preso durante a operação “Tráfico.com”, realizada pela Polícia Federal em conjunto com o DEA (Departamento anti-drogas norte-americano). Segundo a PF, o esquema existia desde 2000.

Ações recomendadas:

Escrever ao juiz Paulo Sérgio Romero Vicente Rodrigues, criticando a censura:

Juizado Especial Cível
Endereço: Rua Siqueira Campos, 3119 – Centro – São José do Rio Preto
Fone: (17) 235 1581 e 235 1601
E-mail: [email protected]
Assinatura Abraji