• 23.02
  • 2007
  • 08:54
  • -

Joel Silveira será homenageado no Mackenzie

A abertura do 2º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo no Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), ocorrerá na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no bairro Higienópolis, em São Paulo, no dia 17 de maio, às 19h. O jornalista homenageado será Joel Silveira, um dos símbolos da reportagem no Brasil, com mais de 70 anos de carreira e 88 de idade. No 1º Congresso, a homenagem foi para José Hamilton Ribeiro, escritor e repórter que ficou famoso depois de cobrir a Guerra do Vietnã e perder uma das pernas durante o conflito, ao pisar numa mina. Vladimir Herzog e Tim Lopes também receberam homenagens especiais no evento. 

Joel Silveira e nasceu no Sergipe, em 23 de setembro de 1918. Com apenas 19 anos, se mudou para o Rio de Janeiro — onde mora até hoje — , já trabalhando como jornalista. De lá para cá, ficou conhecido como o precursor da grande reportagem e do jornalismo literário no Brasil. Suas reportagens tiveram destaque no semanário Diretrizes, de Samuel Wainer; Diários Associados, Última Hora, O Estado de S. Paulo, Diário de Notícias, Correio da Manhã e revista Manchete. Silveira foi correspondente internacional e aos 26 anos ficou conhecido como o mais jovem repórter brasileiro a cobrir a 2ª Guerra Mundial, pelo Diários Associados.

Durante toda a sua carreira, o jornalista publicou mais 40 livros, entre eles "A Milésima Segunda Noite da Avenida Paulista", "Feijoada que Derrubou o Governo" e "O Inverno da Guerra". Em 1998, a Academia Brasileira de Letras concedeu a Silveira o prêmio "Machado de Assis" pelo conjunto de sua obra. Ele também foi o ganhador dos prêmios "Líbero Badaró", "Prêmio Esso Especial", "Prêmio Jabuti" e o "Golfinho de Ouro".

A homenagem da Abraji a esse ícone da imprensa brasileira será no auditório do Mackenzie, que tem capacidade para 400 pessoas, entrada pela rua Piauí, em frente ao prédio do Centro de Comunicação e Letras, nº 143, entre as ruas Itambé e Consolação. O curso de Jornalismo do Mackenzie foi inaugurado em 2000 e desde 2003 é reconhecido pelo MEC. Hoje a faculdade já tem cerca de mil alunos matriculados e, segundo o coordenador Vanderlei Dias de Souza, há estudos para a implantação de um curso de Mestrado em Jornalismo.

Nos dias 18 e 19 de maio, as oficinas, painéis e conferências serão realizadas na Faculdade Cásper Líbero, na Avenida Paulista. Fique atento à agenda deste site para mais informações e inscrições em breve.

Assinatura Abraji