• 22.05
  • 2015
  • 12:24
  • IJNet

Jan Schaffer, do J-Lab, fala sobre como as redações podem criar receitas sustentáveis

O número de media startups é constantemente alto, de acordo com Jan Schaffer, diretora executiva do J-Lab, uma parte do Instituto para o Jornalismo Interativo..

Mas “a única forma por meio da qual você pode [sustentar] uma startup é descobrindo como seu fluxo de caixa vai ser”, ela disse em um encontro com 16 jornalistas latino-americanos que estão nos Estados Unidos participando do programa do ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas, na sigla em inglês)“Caminho Digital de Empreendedorismo e Inovação para América Latina”.

Vencedora de um Prêmio Pulitzer no Philadelphia Inquirer, Schaffer deixou a redação tradicional em 2002 e lançou o J-Lab para ajudar a incubar novos empreendimentos e ensinar redações a usar a tecnologia digital para expandir seu alcance.

Em entrevista para o ICFJ, ela falou sobre maneiras de criar uma receita sustentável para novas organizações - e sobre quem está fazendo isso corretamente.

 

Por que sustentabilidade é tão importante para o jornalismo?

Nós estamos vendo atualmente como o empreendedorismo na mídia não para de crescer. Estamos vendo surgirem grandes media startups financiadas por capital de risco, mas também vemos pequenas startups fundadas por indivíduos, muitas vezes com um pequeno capital inicial, saindo de seus bolsos, ou da poupança.

As ideias estão lá e você quer que elas evoluam. E a única maneira de fazer isso é imaginar como seu fluxo de capital vai ser. Não tem problema dizer “Oh, eu vou conseguir um financiamento, eu vou conseguir um financiamento”, mas a maioria dessas startups têm fins lucrativos, elas não são sem fins lucrativos, então elas não são qualificadas para receber esse financiamento.

Você tem que começar a pensar desde o início como você vai criar não apenas uma obra de arte, que é o jornalismo, mas como você vai criar um negócio que vai ser relevante para sua comunidade em termos de notícias, informação, ou conhecimento de alguma forma.

 

Quais são as maneiras mais rentáveis de criar uma renda?

Você tem que pensar em pequenos fluxos de receita. É muito raro que uma startup vá ganhar uma grande injeção de receita a partir de uma fundação ou um investimento de capital de risco. Algumas vão, mas a maior parte, a maioria das startups vão precisar de muitos fluxos de receita que eles desenvolvem. Certamente, os mais prevalentes que estão aparecendo no cenário agora são:

- Conteúdo patrocinado

- Native advertising (publicidade nativa), que é a propaganda mascarada de editorial. Para isso, você tem que fazer um esforço não apenas para criar, mas também para distingui-la para seus leitores. Mas é muito lucrativo.

- Eventos são mais um grande fluxo de receita, em que as pessoas podem tanto vender ingressos, como conseguir patrocinadores. Durante os eventos, conseguimos ver uma série de atividades ao redor do espaço.

- Nós estamos vendo coisas como o surgimento de newsletters de nicho, com as quais você pode lucrar através da venda de patrocínios.

- Nós estamos vendo uma série de modelos de associação surgindo, em que você pode ter diferentes níveis de associação, que terão preços diferentes, e cada nível pode vir com privilégios diferentes, que fazem você se sentir parte da comunidade de mídia na qual você está se juntando.

 

Você mencionou os eventos como um fluxo de renda para as organizações de mídia. Como eles continuam pertencendo ao jornalismo?

Bem, eu vou citar Evan Smith, o editor do Texas Tribune, que disse que eventos são jornalismo. E eu acho que as pessoas podem aprender sobre coisas lendo sobre, pesquisando na internet, ou assistindo a um vídeo. Mas você também pode aprender sobre coisas cara a cara. Indo a uma sala e ouvindo a um âncora de notícias, um autor, um candidato, ou um legislador falando sobre as coisas. E isso é apenas outra maneira de entender o que está acontecendo na sua comunidade e no seu mundo.

 

Como as organizações de notícias podem tirar vantagem da audiência de nicho para gerar renda?

Você tem uma espécie de mídia de massa, a qual todos querem ler, mas você também tem uma mídia vertical, com assuntos dos quais apenas pedaços da sua audiência gostariam de saber mais sobre. Talvez seja paternidade ou mudanças climáticas, talvez seja comida, moda, ou política. E se você puder reunir a cobertura que você já está fazendo, juntar tudo e mandar um e-mail para a pessoa, você não vai apenas gerar um serviço valioso para ele, mas também vai criar uma oportunidade de ter uma mina de dados sobre seu consumidor, que pode ser valiosa para anunciantes que querem atingir esse mesmo consumidor ou essa mesma demografia.

 

Qual é o futuro da criação de receitas sustentáveis para o jornalismo?

Bom, eu acho que é certamente uma oferta de valor - você tem que criar alguma coisa na qual as pessoas vão encontrar valor. Com certeza tem que ser um conteúdo de alta qualidade. E com certeza ele tem que ser inteligente quanto a encontrar formas de trazer a renda.

 

No vídeo, Schaffer fala sobre as organizações que estão sendo bem sucedidas.

Assinatura Abraji