• 26.01
  • 2007
  • 08:52
  • Deu no Jornal

IRE anuncia vencedores do prêmio

Os vencedores do 2º Prêmio Philip Meyer de jornalismo, concedido pela organização americana Investigative Reporters and Editors (IRE, parceira da Abraji) foram anunciados nesta semana. O primeiro lugar foi para os jornalistas Charles Forelle e James Bandler. Eles fizeram uma série de reportagens sobre a prática de mudar a data de recibos de compra de ações para beneficiar quem tem informações privilegiadas com um pagamento maior. O trabalho recebeu o nome de “Perfect Payday” e foi publicado no Wall Street Journal.

O segundo lugar foi para um pacote de matérias publicado em vários jornais dos EUA, que avaliou como mais de 3 mil hospitais seguiam as recomendações médicas de melhores práticas para tratar pacientes que sofreram ataques cardíacos. O nome da série é “Special Report: Rating Hospital Heart Care”. As matérias escritas pelo editor de banco de dados Robert Benincasa e pela repórter Jennifer Brooks mostravam que pacientes de áreas pobres e regiões rurais tinham menos chance de receber os cuidados recomendados.

O terceiro lugar foi para uma série de reportagens que expôs um escândalo de fraudes no teste-padrão usado pelo distrito escolar de Camden, em Nova Jersey. "Camden Scores Investigation", foi publicada no The Philadelphia Inquirer e assinada por Melanie Burney, Frank Kummer e Dwight Ott.

O patrono do prêmio é o veterano jornalista e professor Philip Meyer, que deve se aposentar da University of North Carolina in Chapel Hill em 2008, aos 80 anos. Em 1967, ele começou a usar métodos de pesquisa da ciência social para tentar compreender numa grande reportagem quem eram e o que pensavam os envolvidos nas revoltas raciais ocorridas em Detroit naquele ano. Assim, acabou sendo o primeiro repórter no mundo a conscientemente cruzar dados no computador para fazer uma reportagem.

Meyer também é autor do livro "Precision Journalism", lançado pela primeira vez em 1973 e nunca publicado no Brasil, cujo argumento central é uma defesa do uso de metodologias mais rigorosas de pesquisa por parte dos jornalistas.

Assinatura Abraji