• 25.07
  • 2013
  • 13:06
  • -

IPYS lança bolsas de estudos para jornalistas latino-americanos participarem de curso no 8º Congresso

O Instituto Imprensa e Sociedade (IPYS, na sigla em espanhol) ea Transparência Internacional (TI) estão com inscrições abertas para um concurso de bolsas de estudo que permitirão a 12 jornalistas da América Latina participar da quarta edição do Curso Avançado de Jornalismo Investigativo (CAPI 2013). O tema do projeto deste ano será sobre o crime organizado e os selecionados terão a oportunidade de participar de um programa de execução de pautas. Há possibilidade de financiamento de alguns dos projetos ao final do curso. A iniciativa, promovida pela Federação Nacional dos Departamentos da Colômbia (FDN) e Open Society Institute (OSI), pretende abordar as diversas manifestações do crime organizado na América Latina.

A ideia é que, ao final do programa, os participantes tenham aprendido como desenvolver uma reportagem investigativa sobre o crime organizado e estejam aptos a realizar uma pequena investigação em seu país de origem, com assistência e acompanhamento de treinadores.Os alunos também irão acompanhar palestras de especialistas sobre o tema dos seus projetos.

O programa consiste em duas etapas. A primeira, presencial, será realizada de 12 a 15 de outubro, durante a 8º Conferência Global de Jornalismo Investigativo no Rio de Janeiro, no Brasil. Nela os bolsistas participarão das apresentações de especialistas e terão técnicos e jornalistas profissionais para aconselhamento individual a fim de formular um plano de pesquisa para os meses seguintes.

Na segunda fase, cada jornalista será assessorado por um técnico que acompanhará o desenvolvimento do projeto de investigação até a sua publicação. Durante esta fase, o IPYS avaliará o financiamento de alguns projetos em até U$ 6.000 que poderão cobrir gastos com honorários, viagens ou conhecimentos técnicos. Os candidatos que forem precisar do financiamento deverão anexar à inscrição um orçamento detalhado. Os projetos financiados serão selecionados de acordo com seus méritos.

Requisitos

Para se candidatar é necessário enviar até o próximo dia 13 de agosto de 2013, os seguintes documentos:

- Um projeto de investigação jornalística que aborde o crime organizado, com realização viável em quatro meses. 

- Duas investigações já publicadas em algum meio de comunicação.

- Uma biografia profissional acompanhada de uma fotografia recente

- Orçamento do projeto (caso necessite de financiamento)

Dúvidas e inscrições devem ser enviadas para o e-mail [email protected] ou telefone (51) 247-4465.Formulário de inscrição e mais informações no site Colpin 2013.


Assinatura Abraji