• 10.10
  • 2012
  • 10:25
  • -

IPYS convoca jornalistas brasileiros a concorrer a bolsas para workshop durante Conferência Anticorrupção

A Transparência Internacional, a Conferência Internacional Anticorrupção (IACC) e o Instituto Prensa y Sociedad (IPYS) reforçam o convite para a inscrição de profissionais brasileiros para concorrer às 15 bolsas para um workshop sobre projetos de investigação jornalística durante a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção. O evento acontece em Brasília, de 7 a 10 de novembro.

O Brasil ainda não tem candidatos. O IPYS e a Transparência internacional consideram a presença de representantes locais no curso extremamente importante, por acrescentar informações à troca de experiências e poder render um trabalho no próprio país em que se realiza a Conferência.

A bolsa é voltada a jornalistas em meio de carreira. Os contemplados receberão passagens de ida e volta a Brasília e hospedagem, alimentação e transporte para os dias de curso. Além disso, concorrerão a um financiamento para realizar o projeto de reportagem apresentado na inscrição. Duas propostas receberão 5 mil euros cada uma para sua execução e publicação nos meios em que os selecionados trabalham.

Para se candidatar, é preciso enviar para o e-mail [email protected]:

- Um projeto curto de investigação, que possa ser executado em no máximo 4 meses. Deve seguir este modelo;

- Carta de referência do meio de comunicação em que o jornalista trabalha, comprometendo-se a publicar a investigação resultante do projecto apresentado, caso seja aprovado e financiado;

- Uma reportagem investigativa publicada pelo jornalista;

- Breve currículo, com no máximo 100 palavras.

 

O curso

Nos dois primeiros dias, os selecionados terão treinamento de palestrantes da  especialistas em narcotráfico, lavagem de dinheiro, finanças, contratos públicos etc. No terceiro dia, haverá uma reunião com três jornalistas de trajetória profissional reconhecida que darão assessoria para lapidar o projeto apresentado e elaborar o plano de trabalho para concluir a investigação. Esses profissionais selecionarão as reportagens a serem financiadas.

Assinatura Abraji