• 21.09
  • 2010
  • 13:25
  • -

IPI e Instituto Poynter publicam relatório sobre o futuro do jornalismo

O Instituto Internacional da Imprensa (IPI) e o Instituto Poynter publicaram um relatório de 152 páginas sobre o futuro das notícias. O estudo "Admirável Jornalismo Novo: Navegando a Paisagem dos Meios de Comunicação" (arquivo PDF, em inglês) traz 42 artigos escritos por empresários da comunicação, líderes de organizações sem fins lucrativos e educadores de mais de 20 países.

O relatório examina a transição do jornalismo mundial para plataformas digitais, o futuro da reportagem investigativa, as redes sociais e as novos formatos de reportagem, além de assuntos legais e liberdade de expressão.

Os artigos se dividem em “a evolução do noticiário”, “o papel dos jornalistas”, “o Estado de Direito, regulamentação e liberdade de imprensa”, “o poder das pessoas”, “novas formas de jornalismo”, “conceitos tradicionais com novos enquadramentos”, “propriedade” e “relatos da estrada”.  

"Este relatório não é um mapa definitivo, mas uma bússola que nos aponta a direção correta: um futuro do jornalismo bem-sucedido e sustentável", diz no prefácio Lauren Dolezal, editora de produção da IPI.

Assinatura Abraji