Investigação com dados públicos está na programação do Congresso da Abraji
  • 25.07
  • 2022
  • 11:25
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Investigação com dados públicos está na programação do Congresso da Abraji

Os dados públicos são uma ótima fonte de informações para jornalistas em busca de furos e novas histórias para contar. E, ainda que sob ameaça constante da tentativa de  opacidade por parte do governo, os repositórios de dados abertos e os sistemas para realização de pedidos de acesso à informação seguem como ferramentas essenciais para a transparência pública. Mas, para conseguir explorar todo o potencial desses recursos, é preciso que os(as) jornalistas se mantenham atualizados sobre as ferramentas de transparência do poder público.

É aí que a Abraji entra: lutando pela transparência pública no Brasil desde o movimento pela sanção da Lei de Acesso à Informação (LAI), a associação tem como um de seus pilares o monitoramento e a difusão do acesso à informação. No 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo não poderia ser diferente e a Abraji preparou algumas atividades sobre o tema para a programação do evento.

No ano em que a LAI completa 10 anos em vigor e a Abraji celebra seu 20º aniversário, o Congresso ocorrerá em formato inédito: nos dias 3 e 4 de ago.2022, será realizada a parte on-line e gratuita; já a versão presencial e paga do evento acontecerá de 5 a 7 de ago.2022, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em Higienópolis, São Paulo. 

Conheça a seguir as atividades que tratarão da transparência pública e da Lei de Acesso à Informação no Congresso da Abraji:

Versão on-line

No dia 4.ago.2022, das 14h30 às 16h, será transmitido o curso “De shows milionários ao dinheiro público loteado: como monitorar prefeituras”. Participam Fernanda Campagnucci, diretora executiva da Open Knowledge Brasil; Luiz Fernando Toledo, diretor da Abraji e cofundador da Fiquem Sabendo;  Demétrio Vecchioli, colunista da UOL; e Manuel Marçal, repórter do jornal O Tempo (MG).

Divulgada por meio das redes sociais, uma investigação do jornalista Demétrio Vecchioli sobre cachês pagos por prefeituras a artistas conhecidos foi o ponto de partida para uma série de reportagens que revelaram os gastos exorbitantes de municípios para a promoção de shows, festas e festivais com a participação de famosos. 

A partir do tema, a Abraji resolveu ampliar o assunto para orientar estudantes e profissionais a usar ferramentas já disponíveis para monitorar os recursos públicos. Os(as) palestrantes apresentarão caminhos de apuração a partir de dados já disponíveis ou que podem ser acionados via LAI, além do projeto Querido Diário, da Open Knowledge Brasil.

Versão presencial

No primeiro dia de Congresso presencial (5.ago.2022), na FAAP, em São Paulo, das 9h30 às 11h, a Transparência Brasil (TB) comanda a oficina “Como investigar remunerações no Judiciário e no MP”. A atividade será conduzida por Juliana Sakai, diretora de operações da TB; Bianca Berti, analista de transparência e integridade da TB e Nazareno Andrade, cientista de dados e professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Apesar do uso, em sua maior parte, para cobrir o Poder Executivo, as ferramentas de transparência também podem e devem ser utilizadas para investigar o Poder Judiciário e o Ministério Público. No congresso da Abraji, o time de especialistas orienta como obter e analisar dados públicos das remunerações de magistrados e procuradores, e analisam o impacto dos pagamentos sobre o orçamento dos órgãos da Justiça brasileira.

No segundo dia da versão presencial (6.ago.2022), das 14h30 às 16h, a Abraji continua na trilha de transparência e montou a sessão “Como usar agendas oficiais para cobrir lobby”, com Maria Vitória Ramos, cofundadora e diretora da Fiquem Sabendo; Gustavo Gaudarde, editor e chefe de redação da agência EPBR; e Julia Affonso, repórter do Estadão. A mediação é de Jamile Santana, especializada na Lei de Acesso à Informação em municípios.

O objetivo é abrir a porta de entrada para jornalistas que queiram experimentar ou aprimorar a cobertura sobre lobby. Em um misto de oficina e roda de conversa, serão discutidos o conceito de lobby; a cobertura do lobby de setores econômicos e os caminhos para produzir reportagens de impacto sobre o tema. A oficina pautará onde encontrar dados confiáveis e informações de bastidores; como acompanhar os encontros oficiais de autoridades e quais fontes podem ser combinadas com dados para compor uma reportagem. Durante a mesa, também ocorrerá o pré-lançamento da “Agenda Transparente”, primeira plataforma do Brasil para monitorar agendas do Executivo Federal com inteligência de dados, desenvolvida pela Fiquem Sabendo.

Domingo de Dados

A transparência pública segue parte da programação até o terceiro e último dia do congresso presencial. No dia 7.ago.2022, das 14h45 às 16h15, o Domingo de Dados promoverá a atividade “Jornalismo de dados = dados abertos” com a participação de Bruno Morassutti, advogado, especialista em direito público e processo civil e cofundador da Fiquem Sabendo; Claudia Báez, jornalista investigativa e de dados; e Jason Martínez, cofundador e CTO da Salud con Lupa.

A mesa reunirá três profissionais da América Latina que tiveram seus projetos indicados ao maior prêmio de jornalismo de dados do mundo, o Sigma Awards, pela abertura e investigação de dados que conduziram em seus países. Os palestrantes irão revelar os bastidores desses trabalhos, além de compartilhar dicas valiosas para jornalistas que querem impulsionar a transparência pública utilizando as ferramentas do jornalismo de dados.

Em 2022, a exemplo de outras conferências mundiais, como ISOJ, GIJN, Festival Internacional de Perugia, Global Fact 9, IRE 2022, a Abraji decidiu que não haverá reserva de vagas nas salas e auditórios. A ocupação dos espaços se dará por ordem de chegada. A programação também pode sofrer alterações.

Mais detalhes sobre o Congresso

Promovido pela Abraji desde 2005, o 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo deve bater recorde: quase 100 atividades com mais de 200 palestrantes, entre painelistas e moderadores.

A programação está distribuída em cinco dias, de quarta-feira a domingo.

Nos dias 3 e 4.ago.2022, será realizada a parte on-line e gratuita do evento. A versão presencial e paga (sem transmissão pela internet), ocorrerá de 5 a 7.ago.2022, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em Higienópolis, São Paulo. 

O último dia do Congresso é totalmente dedicado à quarta edição do Domingo de Dados, com oficinas sobre jornalismo de dados, além de bastidores de investigações ligadas ao tema.

Atenção: é necessário se inscrever separadamente nos eventos on-line e presencial, sendo que os ingressos para a versão presencial do Congresso e para o Domingo de Dados serão vendidos separadamente. 

Nesta página, você tem acesso à programação completa, além de mais informações sobre os convidados da 17ª edição. Clique aqui para se inscrever na versão on-line. Para adquirir os ingressos da versão presencial, basta acessar esta área da página do Congresso. As principais dúvidas relacionadas ao evento, como o funcionamento do modelo misto, foram respondidas nesta seção.

O 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo do Centro Universitário FAAP.

O evento é patrocinado por Google News Initiative, Meta, Luminate, Grupo Globo, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Tik Tok, Itaú, Alma Preta, ARTIGO 19, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, Headline, Metrópoles, O Estado de S. Paulo, Poder 360, Revista Cenarium e The Trust Project.

Apoiam institucionalmente Agência Eko, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional de Revistas (Aner), FCB Brasil, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Instituto Palavra Aberta, Jornalistas&Cia, Knight Center for Journalism in the Americas, Portal Imprensa, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Oboré, Textual Comunicação, Transparência Internacional - Brasil e UNESCO. O apoio de mídia é de GloboNews, Grupo RBS, revista piauí, rádio CBN e SBT News. 

Google News Initiative, Meta, Luminate, Itaú, CNN Brasil e O Estado de S. Paulo também patrocinam o 4º Domingo de Dados.

 

Foto de capa: Desola (Sector-6)/Unsplash

Atualizado às 16h30 do dia 27.jul.2022.

Assinatura Abraji