Inteligência Artificial na redação: casos e dicas podem ser conferidos no Congresso Online
  • 03.10
  • 2024
  • 12:00
  • Samara Meneses

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Inteligência Artificial na redação: casos e dicas podem ser conferidos no Congresso Online

No debate “IA em redações na prática” promovido pelo 19° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, os especialistas Bruno Fávero (diretor de Inovação do Aos Fatos), Lilian Ferreira (gerente da Vibra Digital) e Michel Gomes (programador no Núcleo Jornalismo) explicaram como os jornalistas podem usar a Inteligência Artificial em suas rotinas de trabalho sem comprometer os princípios éticos da profissão. A conversa foi mediada pela diretora da Abraji e jornalista de dados Ana Carolina Moreno. Este debate ainda está disponível na edição online do Congresso. Clique aqui para garantir sua inscrição.

Os palestrantes explicaram várias aplicações dessa tecnologia, como chatbots, geradores de arte, vídeo e voz, transcrição de áudio, aprimoramento de texto e bots de monitoramento. Lilian Ferreira mostrou um trecho de sua apresentação no International Symposium on Online Journalism (ISOJ), onde gravou seu áudio em português e usou a Inteligência Artificial para criar um vídeo com sua imagem e traduzir sua fala para outro idioma. “A IA é sempre uma ferramenta, um meio que estamos usando para deixar nosso trabalho melhor, mas sempre com a presença do jornalista”, enfatiza.

Lilian Ferreira em vídeo produzido por Inteligência Artificial

As redações dedicam muito tempo estudando e testando essas ferramentas para garantir que sejam usadas no combate à desinformação e não para propagá-la. Por isso, a supervisão dos jornalistas sobre essa tecnologia é tão importante. O programador Michel Gomes explica: “Eu imagino a IA como sendo um copiloto e você o piloto. Usar a inteligência artificial não tira o mérito do jornalista em fazer a checagem”.

Apesar dos receios quanto a um possível aumento da poluição do ambiente informacional, os especialistas veem com otimismo a relação dessas ferramentas com a otimização do trabalho jornalístico. “Há muitas coisas que a IA não consegue fazer e nunca conseguirá. O papel do jornalismo de qualidade, que é realizado com apuração e presença nas ruas, não será substituído pela IA, nem agora nem quando a tecnologia estiver mais desenvolvida”, afirma Bruno Fávero, diretor do Aos Fatos. 

As inscrições para assistir essa e outras aulas do 19° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, na modalidade online, foram prorrogadas até 31/10/24. Inscreva-se aqui.

Patrocinadores 

O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo da ESPM.

Patrocinaram o 19º Congresso: Google News Initiative, Luminate, Grupo Globo, JSK Journalism Fellowships, Albert Einstein - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, Agence Française de Développement (AFD), Transparência Internacional - Brasil, SBT News, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Jusbrasil, International Center for Journalists (ICFJ), Atricon, Abert, Basília Rodrigues Comunicação, Alma Preta, Folha de S. Paulo, Abracom, Fundação Lemann, Natura, Alright, YouTube, Revista Cenarium, JB Litoral, RConsortium, Fogo Cruzado, Fundo Brasil, Poder 360, Internews, Serrapilheira, Artigo19, Report for the World, Meio e UOL.

Foram parceiros institucionais do evento: Aberj, Galápagos Newsmaking, Jeduca, Portal Imprensa, Agência Mural, Vida de Jornalista, Núcleo, DiversaCom, Knight Center, ANJ, Pacto pela Democracia, Fórum De Direito de Acesso a Informações Públicas, Inova.aê, Oboré e Textual Comunicação.
 

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