• 22.01
  • 2008
  • 13:02
  • -

Integrantes da Igreja Universal processam Folha de S. Paulo em sete Estados

Pelo menos 28 integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus entraram com ações individuais contra a jornalista Elvira Lobato e o jornal Folha de S. Paulo, no qual trabalha, alegando que foram ofendidos pela reportagem "Universal chega aos 30 anos com império empresarial", publicada em 15 de dezembro de 2007. É possível que haja mais ações, que ainda não foram notificadas ao jornal ou à jornalista.

 

Na reportagem, Elvira fez um levantamento do patrimônio construído pela igreja em suas três décadas de existência e revelou a forma de administração desses bens entre os bispos.

 

As ações, impetradas em diversas cidades de sete Estados do Brasil, são quase idênticas, segundo a advogada Taís Gasparian, cujo escritório defende a Folha na área cível. “Os textos são 90% iguais”, disse a advogada. Além das mesmas citações bíblicas, os integrantes da Universal dizem que foram vítimas de provocações idênticas. “É curioso que as ações narrem danos iguais para pessoas da Paraíba ao Rio Grande do Sul.”

Segundo Taís, a reportagem não fez referência negativa aos membros da igreja, nem citou o nome de nenhuma das pessoas que entraram com ação. “Parece que há uma orquestração. Parece que é para atrapalhar a imprensa, inibir a imprensa e a jornalista. Imagine o que é para a jornalista, pessoa física, defender-se no Brasil inteiro. Como vai comparecer a uma audiência numa cidade a 900 km de uma capital do nordeste, por exemplo, e no dia seguinte vai estar no sul do País em outra cidade?”

Nos pedidos de indenização por dano moral, os autores das ações não sugerem um valor determinado para reparar a ofensa que alegam ter sentido – deixam para a Justiça arbitrar.

Assinatura Abraji