- 05.10
- 2010
- 13:48
- -
Instituto Poynter premiará novas iniciativas em jornalismo digital
O Instituto Poynter selecionará dois projetos de empresas jornalísticas on-line e dará apoio técnico e financeiro para o seu desenvolvimento. Cada um dos escolhidos terá US$ 10 mil para gastar com assessoria contábil ou legal, ou ainda para investir em pesquisa e propaganda da nova iniciativa. O responsável pelo site ganha ainda duas semanas de treinamento na sede do instituto, na Flórida, e seis meses de assessoria assim que a empresa estiver funcionando.
De acordo com o Instituto Poynter, os projetos selecionados serão aqueles que tenham mais potencial para se beneficiar do período de incubação, que reflitam os princípios de promover o jornalismo e servir à democracia e cujo sucesso sirva de inspiração para outras iniciativas semelhantes.
Para competir, o candidato deve enviar um vídeo de três minutos até o dia 12 de outubro para [email protected]. O vídeo deve explicar o problema ou a oportunidade que busca abordar; a solução ou ideia proposta; quem mais trabalha com temas semelhantes; o fluxo esperado de receita e as habilidades e credenciais da equipe.
Outro prêmio na área de jornalismo on-line está sendo oferecido pela Online News Association, que já anunciou o finalistas deste ano. Produtores de notícias, sites independentes e grandes grupos de alcance internacional estão entre os selecionados. Os vencedores devem ser anunciados no dia 30 de outubro em Washington.
A premiação se divide nas categorias formato multimídia, jornalismo investigativo com inovação, reportagem online temática/blog, uso notável de tecnologias digitais e colaboração em comunidade.
Entre os projetos finalistas estão um pacote multimídia sobre jogos de azar do Las Vegas Sun, uma ferramenta interativa sobre o derramamento de petróleo no Golfo do México do New York Times, os aplicativos de dados do Texas Tribune e um mapa interativo de vítimas de guerra da CNN.