- 12.03
- 2018
- 11:58
- Rafael Oliveira
Formação
Instituto Patrícia Galvão oferece financiamento para reportagens sobre temas relacionados ao aborto no Brasil
Com apoio da Abraji, o Instituto Patrícia Galvão financiará trabalhos jornalísticos com ângulos poucos explorados sobre a questão do aborto no Brasil por meio do edital “Jornalismo Investigativo em Direitos Humanos, Aborto e Saúde Pública”.
O edital, que também conta com o apoio institucional da Global Health Strategies Brasil, é dirigido a jornalistas profissionais com todos os níveis de experiência. Cada uma das cinco propostas selecionadas contará com apoio financeiro de até R$ 10.000,00 e deverá ser desenvolvida e veiculada no prazo de até quatro meses a partir da data de recebimento do financiamento. As propostas devem ser enviadas neste formulário para o e-mail [email protected]. O prazo das inscrições vai até o dia 2.mai.2018.
O objetivo da iniciativa é estimular reportagens investigativas que contribuam para o aprofundamento do debate público sobre o aborto no país a partir de uma perspectiva de direitos humanos e saúde pública.
Serão selecionadas propostas que foquem em um ou mais dos seguintes temas/questões:
1) Impactos do aborto clandestino na vida das mulheres;
2) Perversidades na rota clandestina do aborto;
3) Obstáculos nos serviços de saúde para o acesso ao aborto garantido por lei;
4) O papel dos profissionais de saúde;
5) Aborto: uma pauta permanente no Congresso; e
6) Desafios para ampliação do aborto seguro no Brasil.
Para Jacira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, “a mídia desempenha um papel crucial na percepção que a sociedade tem sobre o aborto, e este edital busca incentivar reportagens baseadas em evidências e histórias que nos ajudem a olhar para este tema com a seriedade que ele requer”.
O edital completo com mais informações está disponível aqui.
Serviço
Inscrições abertas para o edital “Jornalismo Investigativo em Direitos Humanos, Aborto e Saúde Pública”, do Instituto Patrícia Galvão
Até 2 de maio
Envie a proposta neste formulário para o e-mail [email protected]