• 23.12
  • 2011
  • 11:46
  • -

Instituição dos EUA oferece curso sobre papel do jornalismo na Alemanha nazista

A FASPE (Fellowships at Auschwitz for the Study of Professional Ethics) oferece bolsas para pós-graduandos em jornalismo interessados em analisar o papel dos jornalistas na Alemanha nazista e durante o Holocausto. O objetivo é verificar os desafios éticos para reportar violações de direitos humanos, a relação entre Estado e jornalismo e o papel da mídia na criação de uma narrativa histórica.
 
O programa foi elaborado por Ari Goldman, da Universidade de Columbia (EUA), e envolve conteúdo histórico, cultural, filosófico e documental, além de contato com sobreviventes. Os estudantes visitarão redações alemãs e polonesas e participarão de oficinas em Berlim e em Auschwitz. O curso tem duração de duas semanas (previsto para 20/mai a 1º/jun de 2012). A FASPE cobre os custos com viagens, hospedagens e alimentação; o aluno deverá arcar com a viagem até Nova York (onde o curso começa).

Para se candidatar ao programa, deve-se preencher um formulário on-line e materiais complementares: um currículo, cópia de certificados de curso(s) superior(es) concuído(s), um texto curto e duas cartas de recomendação. O prazo final é 6 de janeiro de 2012. Veja mais detalhes aqui.

Assinatura Abraji