• 22.09
  • 2011
  • 11:27
  • Marina Iemini Atoji

Inspirados pelo 6º Congresso da Abraji, jornalistas criam blog com foco em transparência

Inspirados pelos debates sobre acesso a informações públicas no 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, os jornalistas Maycon Corazza e Pedro Sarolli criaram o blog Ponto de Observação, que se dedica a cobrir a realidade da cidade de Cascavel (PR) usando dados públicos como ponto de partida.

Corazza diz que, depois do congresso da Abraji, ficou "fascinado pela transparência pública e envolvido na causa de lei de acesso a informações públicas". 

Ao notar a falta, na cidade, de um canal independente que tivesse foco nesses temas, ele e o colega Sarolli iniciaram o blog, cujas publicações começaram no início de setembro.

Os jornalistas usam dados locais, disponibilizados pela Câmara Municipal, pela prefeitura e pela Assembleia Legislativa do Paraná. Também consultam sites federais (Tribunal Superior Eleitoral e Portal da Transparência).

Trabalhar com essas informações, especialmente as municipais, não tem sido simples, conta Corazza. "Por mais que existam esses canais de transparência locais, eles ainda são muito ineficientes e deixam a desejar", afirma.

Ele menciona como exemplo o portal da transparência da Câmara de Vereadores de Cascavel, que não detalha suas despesas. Há apenas a informação do montante que foi gasto, mas não se divulga quem gastou, nem como.

Mesmo com essas dificuldades de acesso a dados para apuração, as reportagens produzidas já repercutem. O Ponto de Observação rendeu cerca de 4 mil acessos desde o início de setembro até agora e, segundo Corazza, "os internautas têm nos dado um retorno muito positivo através das redes sociais".

Os alvos das reportagens também escolheram as redes sociais para reagir à divulgação de dados públicos referentes a eles. Após mostrar a quantidade de assessores mantidos por cada um dos quatro deputados estaduais com base eleitoral em Cascavel, os jornalistas foram contatados pelo "campeão" de assessores via Twitter. O parlamentar justificou os gastos com pessoal, dizendo-o "adequado ao trabalho que realizamos".

Além de explicações, os autores do blog também receberam "leves ameaças, de forma indireta". Sobre isso, Corazza pondera: "Sabemos que esse jornalismo não agrada aos políticos, mas o nosso compromisso é com a população".

 

Assinatura Abraji