• 17.05
  • 2011
  • 14:09
  • -

Inscrições prorrogadas para o Prêmio Latinoamericano de Jornalismo Investigativo do IPYS

As inscrições para o Prêmio Latinoamericano de Jornalismo Investigativo foram prorrogadas até o dia 31 de maio. Os melhores trabalhos jornalísticos publicados na América Latina e no Caribe durante o ano de 2010, em jornal, revista, rádio, televisão e internet serão premiados com US$ 30 mil. Ele será outorgado pelo Instituto de Prensa y Sociedad (Ipys) e pela Transparência Internacional, com o apoio do Open Society Institute e da Fundação Ford.  

A ideia dos organizadores é propiciar uma maior transparência dos governos, das empresas e dos meios de comunicação, assim como a fiscalização do gasto social. O prêmio é aberto para todas as temáticas investigativas relacionadas ao interesse público.

O prêmio principal será para uma reportagem que tenha descoberto um ou vários fatos noticiosos relevantes a partir de uma investigação jornalística própria e sistemática. O júri levará em consideração a importância e o impacto do furo jornalístico, assim como as qualidades da investigação que levou à denúncia. A forma de apresentação do trabalho também terá peso importante na avaliação. O corpo de jurados é composto pelos jornalistas Tina Rosenberg (Estados Unidos), Gustavo Gorrit (Peru), Marcelo Beraba (Brasil) e Gerardo Reyes (Colômbia). 

Os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia especial durante a Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo, encontro profissional anual que reúne os principais jornalistas da região. Neste ano, o evento será realizado em Guayaquil, Equador, para o qual serão convidados não só os vencedores, mas também os autores das melhores reportagens investigativas com o intuito de apresentar os seus trabalhos aos demais colegas do continente.

O regulamento completo do concurso está disponível no site www.ipys.org. Mais informações pelo e-mail: [email protected].


 

Assinatura Abraji