• 01.08
  • 2013
  • 12:44
  • -

Inscrições para o Prêmio Vladimir Herzog prorrogadas até sexta-feira

As inscrições para o 35º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos foram prorrogadas até sexta-feira (09.ago.2013). A participação é aberta a todos os jornalistas profissionais brasileiros em nove categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentário de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista, Internet e Categoria Especial.

O Prêmio é considerado uma das mais significativas distinções jornalísticas do país, reconhecendo trabalhos que valorizam a democracia, a cidadania e os direitos humanos nas mais variadas mídias.Para se inscrever, os profissionais devem realizar um cadastro no site www.premiovladimirherzog.org.br e preencher a ficha cadastral com o trabalho a ser inscrito anexado. As obras devem ter sido publicadas entre 4 de agosto de 2012 e 4 de agosto de 2013.

Este ano, a categoria especial contemplará trabalhos que abordem os crescentes casos de violência e agressões morais e físicas contra jornalistas e o direito à informação. Nos últimos meses, dezenas de jornalistas foram agredidos ou tiveram o livre exercício da profissão cerceado durante as manifestações que varreram o país. De acordo com levantamento feito pela Abraji e atualizado dia 24 de julho, 57 profissionais em 12 cidades sofreram algum tipo de agressão física ou moral. Em maio, o Brasil caiu uma posição no ranking de Impunidade do Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ) e entrou para o grupo dos dez países mais perigosos para jornalistas, com nove casos não solucionados de acordo com o CPJ. O relatório do CPJ ainda destaca que quatro jornalistas foram assassinados em 2012, o maior número de casos anual visto nos últimos dez anos.

Qualquer profissional devidamente registrado no Ministério do Trabalho (MTb) pode concorrer. O julgamento dos trabalhos será no dia 1º de outubro na Câmara Municipal de São Paulo, durante uma sessão pública com transmissão ao vivo pela internet.A cerimônia de premiação será realizada no dia 22 de outubro, às 19h30, no auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina, em São Paulo.

Esta 35ª edição é promovida e organizada por 11 instituições: Associação Brasileira de Imprensa – Representação em São Paulo – ABI/SP; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo; Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

 

SERVIÇO

35º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos|
Inscrições: www.premiovladimirherzog.org.br
Prazo: 20 de junho a 9 de agosto de 2013
Divulgação dos resultados: 1º de outubro
Solenidade de premiação: 22 de outubro, terça-feira, às 19h30
Local: Auditório Simon Bolívar | Memorial da América Latina | São Paulo


Assinatura Abraji