- 16.08
- 2012
- 12:37
- -
Inscrições para cobrir 15ª Conferência Internacional Anticorrupção já estão abertas
Jornalistas com menos de 35 anos podem se inscrever para participar da cobertura da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção, dos dias 7 a 10 de novembro. O Brasil sediará o evento considerado principal fórum mundial para discutir a corrupção. Jovens profissionais de diversos países serão escolhidos para trabalhar na equipe Jovem Jornalista e cobrir as sessões, oficinas e moderar as mídias sociais.
O evento é promovido pela Transparência Internacional (TI), organização não-governamental dedicada ao combate à corrupção em todo mundo, e organizado pela AMARRIBO BRASIL (representante da TI no Brasil) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Os selecionados terão a oportunidade de aprender sobre o assunto e conhecer agentes-chave no combate à corrupção. Eles irão atuar na moderação das sessões, palestras e transmissões ao vivo da IACC, além de administrar as perguntas vindas de internautas do mundo todo e fazer a cobertura das sessões e oficinas e a moderação dos canais nas mídias sociais do evento (Blog, Facebook, Twitter e Youtube), com supervisão e apoio de uma equipe de jornalistas mais experientes. A inscrição para o Jovens Jornalistas pode ser feita no site.
Os profissionais receberão passagem de ida e volta a Brasília, traslado, acomodação por cinco noites, reembolso de custos relacionados ao visto e refeições. Além dos benefícios, os selecionados irão integrar uma rede internacional de jovens jornalistas que a IACC está montando. “Ao aliarmos a vontade dos jovens com a velocidade das mídias sociais e a prática de um jornalismo responsável estaremos contribuindo com nosso comprometimento na luta contra a corrupção”, diz Guilherme Haehling, diretor executivo da AMARRIBO BRASIL.
Para participar do Jovens Jornalistas, o candidato deve ter até 35 anos, ser fluente em inglês e ter pelo menos três anos de experiência com jornalismo. Os interessados deverão escrever uma dissertação em inglês (de 250 a 300 palavras) explicando por que eles gostariam de participar na unidade de mídia social da IACC, enviar o currículo em inglês e exemplos de trabalhos realizados, como artigos, fotos e postagens de blog com assuntos relacionados ao que será discutido na conferência.
Além disso, é preciso residir em um dos seguintes países: Argentina, Barbados Bolívia, Brasil, Costa Rica, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Curaçau, República Dominicana, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Porto Rico, Panamá, Paraguai, Peru, El Salvador, Trinidad e Tobago, Turcas e Caicos, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela.
15ª Conferência Internacional Anticorrupção
A cada dois anos, a conferência reúne 1,5 mil pessoas, de dezenas de países, entre chefes de estado, representantes de governos, sociedade civil, acadêmicos, jornalistas e setor privado. Em 2010, o evento aconteceu em Bangkok, na Tailândia, e representantes de 142 países estiveram presentes.
A Transparência Internacional convidou o Brasil para sediar a 15ª edição por reconhecer a importância que o país atribui à luta anticorrupção e ao protagonismo e liderança que tem exercido.
Serviço
15ª Conferência Internacional Anticorrupção
Data: 7 a 10 de novembro
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília (DF)
Contato
Nicole Verillo – [email protected]
Informações para a imprensa
CDI Comunicação Corporativa
Claudia Santos (11) 3817-7925 – [email protected]
Thiago Coletti (11) 3817-7915 – [email protected]