• 16.04
  • 2014
  • 10:57
  • Abraji

Inscrições para 3º Seminário Regional em BH podem ser feitas até 24 de abril

A Abraji adiou o prazo para inscrições no 3º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo. Agora, os interessados em assistir às palestras e cursos oferecidos em parceria com a FUMEC no dia 26 de abril podem se inscrever até o dia 24 de abril, quinta-feira, pela internet.

Elvira Lobato e José Casado confirmaram presença em uma sessão especial sobre grandes reportagens. Elvira pretende mostrar como foi o processo de apuração de duas das principais reportagens que realizou: “Agronegócios e pecuária de ponta usam trabalho escravo”, com pesquisa de campo no Pará e em Brasília e levantamento de mais de 200 relatórios, e também a intitulada "Universal chega aos 30 anos com império empresarial", que lhe rendeu o Prêmio Esso de Jornalismo. 

José Casado, que considera reportagem “a essência e o prazer do jornalismo”, publicou recentemente em O Globo a reportagem “Riocentro: documentos revelam que Figueiredo encobriu atentado”, fruto de um processo longo e trabalhoso de apuração. Casado contou que vai “ouvir, discutir e principalmente aprender com outros repórteres a partir de referências a casos concretos”. As grandes reportagens implicam diversos desafios em sua execução. Casado afirma que não há um padrão de dificuldades sofridas e que “toda reportagem é uma descoberta”. 

Durante o seminário também serão apresentados os resultados preliminares de um guia de segurança para cobertura de protestos que a Abraji está desenvolvendo. O painel “Segurança na Cobertura de Manifestações” terá a presença dos jornalistas Clarinha Glock, responsável pela elaboração do manual da Abraji e integrante da Unidade de Resposta Rápida do Projeto Impunidade da SIP (Sociedad Interamericana de Prensa), e João Paulo Charleaux, especialista em coberturas em situações de violência e coordenador de comunicação da ONG Conectas Direitos Humanos.

Os jornalistas Mateus Parreiras (Estado de Minas), Marcelo Beraba (Estadão), Ivana Moreira (Veja BH), Alana Rizzo (Veja), Thiago Herdy (O Globo) e Ismar Madeira (TV Globo) também confirmaram presença no evento.

O presidente da Abraji, José Roberto de Toledo, acredita que o seminário será “uma chance rara de discutir as melhores práticas do jornalismo, dividir conhecimento e aprimorar as técnicas de apuração”. A exemplo do que aconteceu no 2º Seminário Regional, em Porto Alegre, o evento de Belo Horizonte terá oficinas práticas acontecendo paralelamente às palestras no auditório principal.

Além das palestras, haverá três oficinas sobre estatística e jornalismo de dados no 3º Seminário de Jornalismo Investigativo:

“Por que jornalista precisa saber estatística?” será ministrada por Lucas Abreu Maia e Daniel Bramatti, ambos da equipe do Estadão Dados. Lucas vai introduzir brevemente a teoria e alguns conceitos estatísticos e depois discorrer sobre a prática básica de Excel. Como resposta à pergunta que intitula a oficina, Lucas diz: “Saber teoria estatística ajuda qualquer pessoa a entender melhor o nosso mundo. Mas para um jornalista, especificamente, saber entender e interpretar dados é fundamental”.

Daniel Bramatti também ministrará a oficina “Criação de mapas para visualização de dados”, em que pretende mostrar como mapas podem contar histórias “à medida que o enriquecemos com camadas de informações”. O jornalista destaca a importância da visualização de dados sobre um mapa: “A notícia pode aparecer apenas quando os dados se transformam em pontos ou cores em um mapa, se eles revelam padrões, aglomerados ou mesmo dispersão.”

Marco Túlio Pires, coordenador da Escola de Dados, será o instrutor da oficina “Limpeza e organização de grandes bases de dados - Open Refine”. Segundo Marco Túlio o software livre “consegue importar grandes bases de dados e fazer transformações em diversos campos ao mesmo tempo, com vistas a deixar a tabela mais refinada.” No Seminário, Marco Túlio vai apresentar não só essa mas outras formas de superar problemas como tabelas de dados que possuem mais de um tipo de grafia para o mesmo nome.

Não haverá inscrição prévia para as oficinas. Como as vagas são limitadas no laboratório de informática, o preenchimento será por ordem de chegada. Todos os inscritos terão vaga garantida no auditório principal. 

As inscrições para o 3º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo estão abertas e devem ser feitas por este link até o dia 24 de abril. Para associados da Abraji em dia com suas anuidades o evento é gratuito, basta preencher o cadastro. Os não-associados devem fazer o pagamento de R$ 50 (estudantes) ou R$ 75 (profissionais) via PagSeguro, empresa de cobranças online do grupo UOL. Até o dia 17 de abril será possível selecionar o pagamento via boleto. A partir de 18 de abril, apenas pagamentos com cartão de crédito e transferência eletrônica serão aceitos.

3º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo

Quando: 26 de abri, a partir de 9h
Onde: campus da FUMEC, Rua Cobre, 200 - Belo Horizonte
Inscrições: http://www.abraji.org.br/cursos/padrao/convite2.php

PROGRAMA

9h - 10h30

Auditório
Verba pública, uso privado
Fábio Fabrini (Estadão)
Mateus Parreiras (Estado de Minas)

Laboratório
Estatística Básica com Excel
Lucas Abreu Maia (Estadão)
Daniel Bramatti (Estadão)

11h - 12h30
Auditório
Eleições - planejamento e cobertura
Marcelo Beraba (Estadão)
Ricardo Mendonça (Folha de S.Paulo)

Laboratório
Limpeza e organização de grandes bases de dados - Open Refine
Marco Túlio Pires (Escola de Dados)

- 12h30 a 14h - Intervalo para almoço - 

14h - 15h30

Auditório
Segurança na cobertura de manifestações e lançamento do guia prático Abraji
João Paulo Charleaux (Conectas)
Clarinha Glock (SIP)

Laboratório
Criação de mapas para visualização de dados
Daniel Bramatti (Estadão)

16h - 17h30

Auditório
Grandes reportagens
José Casado (O Globo)
Elvira Lobato

Assinatura Abraji