- 07.01
- 2013
- 12:48
- -
Inscrições abertas para seis programas internacionais de bolsas de estudo para jornalistas
Seis oportunidades internacionais de bolsas de estudo no exterior em 2013 estão com inscrições abertas. Confira:
World Press Institute
Prazo para inscrição: até 31 de janeiro
Dura 4 meses e é dedicado a ampliar o conhecimento sobre o jornalismo norte-americano. São abordados temas como governança, política, negócios, mídia ética jornalística e cultura dos Estados Unidos. Envolve aulas, viagens e entrevistas por todo o país norte-americano, com todos os custos cobertos. Podem se inscrever profissionais com fluência em inglês e cinco anos de experiência em redação (incluindo freelancers).
Bolsa Nieman-Berkman em Inovação no Jornalismo
Prazo para inscrição: até 31 de janeiro
Oferecida pela Fundação Nieman para o Jornalismo e pelo Centro Berkman para Internet e Sociedade, tem duração de um ano. Nesse período, o bolsista receberá um total de 60 mil dólares para concretizar o projeto de pesquisa em inovação no jornalismo que submeter no ato da inscrição. O projeto pode envolver, por exemplo, novas maneiras de financiar o jornalismo, ferramentas de reportagem ou pesquisa sobre padrões de consumo de notícias. Podem se inscrever profissionais com fluência em inglês e cinco anos de experiência em redação (incluindo freelancers).
Programa de Bolsas Reuters
Prazo para inscrição: até 31 de janeiro
Oferecido pelo Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, na Universidade de Oxford. Há opções de bolsas para três, seis ou nove meses para pesquisa em negócios do jornalismo, evolução da prática do jornalismo e relações entre jornalismo e controle público. Podem se inscrever profissionais com fluência em inglês e cinco anos de experiência em redação (incluindo freelancers).
Bolsas de Jornalismo Knight-Wallace
Prazo para inscrição: até 1 de fevereiro
Durante um ano, os profissionais poderão se dedicar ao estudo acadêmico. Custos de passagem e hospedagem são cobertos, e a verba disponível para outros gastos é de 70 mil dólares. Podem se inscrever profissionais com fluência em inglês e cinco anos de experiência em redação (incluindo freelancers).
Bolsas Centro Joan Shorenstein em Harvard
Prazo para inscrição: 15 de fevereiro
Oferecidas pela Escola Kennedy de Governo da Universidade de Harvard, têm a duração de um semestre (fevereiro a maio ou setembro a dezembro). Para se candidatar, o jornalista precisa ter fluência em inglês. São oferecidos 30 mil dólares para despesas; os custos de viagem e hospedagem não são cobertos pela bolsa.
Bolsas Knight de Jornalismo Científico no MIT
Prazo para inscrição: 1 de março
Voltadas a jornalistas fluentes em inglês e com pelo menos três anos de experiência na cobertura de ciência, tecnologia, meio-ambiente ou medicina. Inclui aulas no Massachusstes Institute of Technology (MIT) e em Harvard e entrevistas com membros das instituições. São oferecidos 65 mil dólares para despesas, mais benefícios.
Com informações do IJNet