Inscrições abertas para oficinas Jornalismo e Periferias em 4 capitais
  • 07.06
  • 2019
  • 16:00
  • Abraji

Formação

Inscrições abertas para oficinas Jornalismo e Periferias em 4 capitais

Estão abertas as inscrições para o projeto Jornalismo e Periferias, realizado pela Abraji em parceria com a agência ÉNóis, que tem como objetivo compartilhar técnicas e ferramentas de jornalismo para fortalecer o trabalho de reportagem nas periferias e áreas de maior vulnerabilidade, baixa renda e desassistidas pelo Estado. O projeto é voltado para jornalistas que participam de coletivos de jornalismo atuantes em periferias. As inscrições podem ser feitas no formulário.

O curso é gratuito e será realizado presencialmente nos respectivos dias e cidades:

02/08 a 04/08 - São Paulo
23/08 a 25/08 - Rio de Janeiro
04/10 a 06/10 - Recife
25/10 a 27/10 - Belo Horizonte

Os endereços dos cursos presenciais serão confirmados em breve. 

São 20 vagas para cada oficina, sendo 2 vagas por coletivo. O curso vai passar pelos seguintes temas: fundamentos do jornalismo, jornalismo de dados, lei de acesso à informação (LAI), segurança do jornalista, como cobrir violações de direito e como desenhar um projeto.

Os selecionados também terão acesso gratuito ao curso online de gestão, oferecido em parceria com o IGesc (Instituto de Gestão para Entidades da Sociedade Civil), ligado à FIA. Com a bagagem de 75 edições, que treinaram mais de 800 organizações, o curso funciona como um MBA compacto de 150 horas. Inclui matérias como captação de recursos, gestão financeira, marketing e estratégia, ministradas por ex-alunos da FIA, e conta com o apoio de consultores sociais que acompanham as organizações ao longo do curso e durante o desenvolvimento do projeto final. Essa etapa do programa será realizada de *agosto a novembro de 2019*.

O curso tem como objetivo ajudar as organizações que trabalham com jornalismo nas periferias a buscar sustentabilidade a longo prazo e a eventualmente expandir suas operações. A formação vai contemplar também os temas: fundamentos do jornalismo, jornalismo de dados, Lei de Acesso à Informação (LAI), segurança do jornalista e como cobrir violações de direito no território.

A Énois é responsável por coordenar o projeto, em parceria com organizações locais: Periferia em Movimento (São Paulo), data_labe (Rio de Janeiro), Marco Zero (Recife) e Oficina de Imagens (Belo Horizonte).

O Programa Jornalismo e Periferias tem o patrocínio do Google News Initiative. 

Em caso de dúvidas para preencher o formulário, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Assinatura Abraji