Inscrições abertas para oficina sobre jornalismo de soluções
  • 13.09
  • 2019
  • 13:00
  • Natália Silva

Formação

Inscrições abertas para oficina sobre jornalismo de soluções

Interessados em aprender como colocar em prática o jornalismo de soluções, focado na cobertura de respostas dadas a problemas sociais, podem participar do treinamento gratuito que acontece no dia 28.set.2019, das 10h às 13h, em São Paulo. A atividade será ministrada por Priscila Pacheco, jornalista brasileira egressa de um curso de jornalismo de soluções oferecido pela Fundação Gabo em parceria com a Rede de Jornalismo de Soluções (SJN, sigla em inglês). As inscrições podem ser feitas por meio do formulário. As vagas são limitadas.

Pacheco e os outros jornalistas latino-americanos que participaram do treinamento, ocorrido em maio de 2019 em Cartagena, na Colômbia, foram incentivados a promover oficinas sobre o tema em seus países de origem. Por isso, o treinamento que será realizado no fim de setembro conta com o apoio da Fundação Gabo, da Fundação Tinker e da SJN.

A jornalista conta que sua experiência no curso realizado na Colômbia foi importante para ampliar sua visão do jornalismo e estabelecer uma conexão melhor com os consumidores da notícia. “Antes, quando eu ouvia alguém dizer que ‘não ligava a TV porque o jornal só tem notícia ruim’, ficava ofendida, porque denunciar problemas é o nosso trabalho”. 

Depois do curso, ela passou a pensar sobre os motivos que levam a esse afastamento — como a sensação de impotência diante dos problemas, por exemplo — e como ela poderia ajudar a mudar isso. “Eu acho importante produzir um conteúdo equilibrado, sem deixar de lado a denúncia, mas abrindo espaço para as ações que estão sendo tomadas para resolver os problemas e quais resultados estão sendo obtidos”.

Aos que quiserem ler uma reportagem feita a partir do jornalismo de soluções, Pacheco recomenda três diferentes conteúdos:

Como um projeto de estudantes está reduzindo a evasão escolar no sertão do Ceará - BBC Brasil

Como as tornozeleiras eletrônicas promovem a reintegração social de mulheres presas - Reddaccion (em espanhol)

Como jardins escolares hidropônicos podem cultivar justiça alimentar - NPR (em inglês)

Serviço
Oficina de jornalismo de soluções
28.set.2019, das 10h às 13h
Rua Professor Ernest Marcus, 65, Pacaembu (São Paulo - SP)
Inscrições por meio do formulário

Assinatura Abraji