Inscrições abertas para o Seminário de Pesquisa e apresentação de TCCs
  • 31.05
  • 2021
  • 09:45
  • Abraji

Formação

Inscrições abertas para o Seminário de Pesquisa e apresentação de TCCs

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo abre nesta segunda-feira, 31.mai.2021, as inscrições para o VIII Seminário de Pesquisa e para a apresentação de trabalhos de conclusão de curso (TCCs). Os eventos serão realizados no dia 28.ago.2021, integrados à programação do 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji

Pelo segundo ano consecutivo, o congresso será virtual devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19. Em 2020, o evento bateu recorde de público, ultrapassando o número de 10 mil inscritos. O encontro deste ano já tem data para acontecer: entre os dias 23 e 29.ago.2021. Até o grande dia de abertura, informações sobre a programação, inscrições e participantes serão divulgadas regularmente por meio de nossas redes sociais. 

Quinze pesquisadores(as) terão a oportunidade de apresentar seus resumos de artigos inéditos selecionados para apresentação e discussão no VIII Seminário de Pesquisa. Além disso, três jornalistas recém-formados vão apresentar seus TCCs premiados pela Abraji. As apresentações serão realizadas de forma remota, no sábado (28.ago.2021).

Este ano, a premiação de TCCs estará dividida em três categorias: dissertação, livro-reportagem e produto jornalístico. Em relação ao Seminário de Pesquisa, apenas mestres(as) e doutores(as) poderão submeter trabalhos - graduandos(as) e pós-graduandos(as) deverão ser coautores(as) ao lado de um(a) mestre(a) ou doutor(a). Confira os detalhes da submissão de trabalhos.
 

Apresentação de TCCs


Requisitos:

  • Os trabalhos devem ter sido apresentados à defesa em banca, junto às universidades em que foram concluídos, no período compreendido entre jun.2020 e mai.2021;
  • Só serão aceitos trabalhos com carta assinada pelo(a) orientador(a) - seja timbrada pela universidade ou com a assinatura eletrônica do(a) orientador(a) - comprovando sua apresentação e aprovação (modelo);
  • Nos casos de vídeo e fotografia, só serão aceitos trabalhos com autorizações de uso de imagem assinadas pelos(as) entrevistados(as);
  • As monografias e livros-reportagem deverão conter no mínimo 50 páginas e seguir o modelo. Programas de rádio e vídeos, mínimo de 15 minutos. Trabalhos de foto, mínimo de 30 imagens. Reportagens com auxílio de computador deverão ter no mínimo sete páginas;
  • Serão aceitas reportagens em primeira pessoa, seja no estilo Gonzo ou com infiltrações empregando câmeras ocultas.

Prazos e instruções:

  • A inscrição deve ser feita por meio deste formulário on-line até 27.jun.2021;
  • No caso de produção audiovisual, foto ou livro-reportagem, indicar na ficha de inscrição o link para o conteúdo em site de compartilhamento de vídeos ou arquivos. Não é permitido enviar o material em CD, DVD ou exemplar impresso;
  • O resultado da seleção será divulgado no dia 2.ago.2021;
  • Os(As) autores(as) selecionados(as) ganharão um ano de associação à Abraji;
  • Terão vantagem na seleção trabalhos produzidos com uso de fontes primárias (caso em que estudantes buscam dados em fontes originais). Trabalhos com uso de ferramentas de RAC (Reportagem Assistida por Computador), como bancos de dados, e produções multimídia também terão prioridade.
     

VIII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo


Requisitos:

  • As propostas de artigos devem estar relacionadas ao jornalismo investigativo. Serão privilegiados trabalhos que envolvam os seguintes temas:
    • A teoria e a prática do jornalismo investigativo no Brasil;
    • Jornalismo investigativo e segurança no trabalho;
    • Aspectos jurídicos da investigação jornalística e da liberdade de imprensa;
    • Lei de Acesso à Informação no Brasil e no mundo;
    • Jornalismo Guiado por Dados e Reportagem Assistida por Computador;
    • Pedagogia do jornalismo investigativo, RAC e Jornalismo Guiado por Dados;
    • Combate à desinformação através do jornalismo investigativo;
    • Jornalismo ambiental investigativo.
  • Importante: os artigos submetidos não devem ter sido apresentados em eventos acadêmicos anteriores, nem publicados em periódicos;
  • Somente mestres(as) e doutores(as) poderão submeter trabalhos. Graduandos(as) e pós-graduandos(as) deverão ser coautores(as) do artigo ao lado de um(a) mestre(a) ou doutor(a);
  • Cada autor(a) e coautor(a) poderá submeter apenas um único trabalho, seja como autor(a) ou coautor(a).
  • Os(As) autores(as) e coautores(as) deverão eliminar qualquer indício de autoria. Se atente para deletar as seguintes informações do documento: 
    • Dados dos(as) autores(as), como nomes, e-mails, filiações institucionais e número de pesquisador(a) (ORCID);
    • Informações sobre projetos, contratos, apoios e financiamento de pesquisas que permitam deduzir direta ou indiretamente a autoria;
    • Informações relacionadas com estudos anteriores que sejam ponto de partida da nova pesquisa - desde que os(as) autores(as) sejam os(as) mesmos(as);
    • Metadados. Os metadados dos documentos são etiquetas não visíveis que permitem obter informação semântica das propriedades de um arquivo. Eles podem incorporar informações de autorias, datas de modificação, comentários, revisões, versões, anotações e, em definitiva, informação pessoal que comprometeria o anonimato do documento.
  • Não será aceito o envio de trabalhos em formato PDF. Formatos permitidos: .RTF, .DOC, .DOCX ou .ODT.

Prazos e instruções:

  • Enviar resumos estendidos dos artigos por meio deste formulário on-line até 4.jul.2021;
  • O resumo deve conter até 4.000 caracteres com espaços (levar em conta notas de rodapé, bibliografia, títulos e outros elementos paratextuais na contagem); 
  • Os resumos devem ser submetidos em formato estruturado. A redação deve ser feita com frases curtas e objetivas, organizadas de acordo com a estrutura do trabalho, dando destaque a cada uma das partes abordadas, assim apresentadas:

Introdução - informar, em poucas palavras, o contexto em que o trabalho se insere, sintetizando a problemática estudada.
Objetivo - deve ser explicitado claramente.
Métodos - destacar os procedimentos metodológicos adotados com informações, por exemplo, sobre população estudada, local, análises estatísticas utilizadas, amostragem, entre outros.
Resultados - destacar os mais relevantes para os objetivos pretendidos. Os trabalhos de natureza quantitativa devem apresentar resultados numéricos, assim como seu significado estatístico.
Conclusões - destacar as conclusões mais relevantes, os estudos adicionais recomendados e os pontos positivos e negativos que poderão influir no conhecimento.
Palavras-chave - deverão indicar os principais assuntos abordados.

  • Os resumos serão submetidos à avaliação cega por um comitê de pareceristas ad-hoc. A divulgação dos selecionados acontecerá em 22.jul.2021;
  • Os(as) pesquisadores(as) que tiverem resumos aprovados deverão enviar o artigo completo para publicação nos anais do seminário até o dia 20.ago.2021.

Em caso de dúvidas, escreva para este email: [email protected]

Atualizado em: 25.jun.2021.

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