- 09.02
- 2011
- 17:25
- Knight Center
Inscrições abertas para o curso online Ética Jornalística na Era Digital
Jornalistas da América Latina e do Caribe já podem se inscrever para o curso online "Ética Jornalística na Era Digital", oferecido em inglês pelo Centro Knight para o Jornalismo nas América. As aulas serão entre 27 de fevereiro e 20 de março. O curso, de quatro semanas de duração, será conduzido pelo professor Edward Wasserman. O curso é voltado para repórteres e editores da América Latina e Caribe que falam, escrevem e lêem em inglês intermediário.
O curso (veja mais informações aqui) tem como objetivo ajudar os jornalistas a lidar com questões éticas que surgem no dia-a-dia da profissão. As aulas oferecem uma introdução aos principais temas morais e filosóficos, além de servir como um guia prático para resolver problemas complexos enfrentados pelos jornalistas com estudos de caso e modelos de ação.
"Apesar de jornalistas de diferentes países trabalharem sob condições muito diferentes em cada cultura profissional, em cada regulação estatal, em noções básicas de negócios, e em relação à expectativa do público, é notável a forma como são semelhantes os problemas éticos,” explica Wasserman. “Conflito de interesses, privacidade, justiça, pressão do empregador - são questões praticamente universais em redações de todo o hemisfério", completa.
O curso também vai examinar problemas que surgem no universo da nova mídia. “Conflito de interesses está surgindo como um problema crucial na Era das Novas Mídias, com mais e mais pessoas que praticando o jornalismo como modo de ganhar a vida", diz Wasserman. “Isso abre caminho para um certo tipo de lealdade não reconhecida que pode levar a um jornalismo que sirva mal ao público. Maior vigilância e sinceridade são essenciais para lidar com essa prática."
O curso será conduzido à distância em meio online. Ele é dividido em módulos semanais que contém apresentações audiovisuais, documentos e pesquisas da internet. Exercícios semanais, discussões online e fóruns, dentre outras atividades. Os alunos trabalharão de acordo com seu próprio ritmo e programação, mas é esperado que concluam suas tarefas semanais.
Caso aceitos e selecionados para o curso, os participantes deverão pagar uma taxa de administação de US $50, antes do início das atividades. A taxa cobre parte dos custos de operação do Programa de Educação à Distância do Centro Knight Center. Aqueles que completarem satisfatoriamente o curso receberão um certificado de participação do Centro Knight.
Edward Wasserman é catedrático da Fundação Knight e professor de Ética da Universidades Washington and Lee, em Lexington, estado americano da Virgínia. É especialista, entre outros temas, em transformações tecnológicas, controle da mídia, plágio, confidencialidade das fontes e conflitos de interesse. No curso, ele terá como auxiliar Rachel Barrera, doutoranda em Tecnologia Instrucional na Universidade do Texas em Austin.
As inscrições serão aceitas até às 17h (horário de Austin, Texas) do dia 13 de fevereiro. Para se inscrever, acesso o link: http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/node/4447.
O Centro Knight para o Jornalismo nas América da Universidade do Texas em Austin foi criado em 2002 pelo Professor Rosental Calmon Alves. Graças aos recursos de John S. and James L. Knight Foundation, o Centro presta assistência a milhares de jornalistas na América Latina e Caribe.