- 26.04
- 2023
- 13:20
- Abraji
Formação
Inscrições abertas para o curso Jornalismo de educação: bases para a cobertura
A Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) realiza, de 15 de maio a 20 de junho, a terceira edição do curso on-line e gratuito “Jornalismo de educação: bases para a cobertura”. A iniciativa conta com a parceria da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e tem o objetivo de colaborar para a qualificação da cobertura de educação. Inscrições por meio deste link até o dia 11 de maio.
O curso é exclusivo para jornalistas e comunicadores já formados e também estudantes de jornalismo e de comunicação que tenham interesse em ampliar o seu conhecimento sobre a cobertura de educação.
As aulas trarão um panorama sobre o histórico do jornalismo de educação e da educação no Brasil, os principais marcos da educação brasileira ao longo do tempo, as políticas educacionais mais recentes, como é o seu financiamento e as teorias e práticas pedagógicas. Trarão também informações sobre como se avalia a educação, como reportar dados educacionais, o uso da Lei de Acesso à Informação para esta cobertura e as fontes no jornalismo de educação.
Todas as aulas serão ministradas por jornalistas experientes na cobertura de educação e duas delas contarão com pesquisadores de referência na área de política educacional.
Serão 12 aulas de uma hora de duração cada (carga horária total de 12 horas) e elas acontecem ao vivo sempre às segundas e terças-feiras, às 19h, a partir do dia 15 de maio. Os alunos não precisam, necessariamente, acompanhar as aulas ao vivo, pois todas elas ficarão disponíveis na plataforma do curso, mas acompanhando no momento da transmissão os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas e interagir com os instrutores.
Materiais complementares como textos das aulas, indicação de outros vídeos e/ou reportagens e guias também serão disponibilizados na plataforma.
O curso conta com a coordenação dos jornalistas Ângela Both Chagas, pela Jeduca, e de Sérgio Lüdtke, pela Abraji.
Confira a programação completa:
Aula 1: O jornalismo de educação
15 de maio
Aula introdutória com a presidente da Jeduca e repórter especial e colunista do Estadão, Renata Cafardo, e a vice-presidente da associação e repórter da Agência Brasil, Mariana Tokarnia. Serão abordados temas como: histórico do jornalismo de educação, perfil dos profissionais que cobrem a área, diversidade de pessoas, espaços, pautas e desafios atuais, como a cobertura de ataques em escolas.
Aula 2: Educação no Brasil hoje
16 de maio
A editora pública e de conteúdo da Jeduca, Marta Avancini apresenta o panorama da educação brasileira, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, com dados e principais desafios.
Aulas 3 e 4: História e políticas educacionais
22 e 23 de maio
As duas aulas serão ministradas por pesquisadores de referência em política educacional no Brasil. No primeiro encontro, Carlos Roberto Jamil Cury apresenta os principais marcos da educação brasileira até a Constituição de 1988 e, na segunda, Romualdo Portela de Oliveira discute as mudanças nas últimas três décadas e as políticas educacionais mais recentes.
Aula 5: Financiamento da Educação
29 de maio
Nesta aula, o setorista de educação na Folha de S.Paulo e diretor da Jeduca Paulo Saldaña detalha os recursos direcionados à educação no Brasil e as principais políticas de financiamento, principalmente o Novo Fundeb.
Aula 6: Como se avalia a educação
30 de maio
Qualquer jornalista que trabalhe com educação precisa conhecer um mínimo sobre os principais instrumentos de avaliação, bem como suas limitações e as disputas de narrativas que tendem a gerar na área. Este é o objetivo da aula com o colunista do jornal O Globo e conselheiro da Jeduca Antonio Gois.
Aula 7: LAI e educação
5 de junho
A LAI (Lei de Acesso à Informação) é uma importante ferramenta para obter dados e informações para pautas. Nesta aula, Luiz Fernando Toledo, cofundador da agência de dados públicos Fiquem Sabendo, vai abordar as estratégias para tornar a prática do uso da LAI menos trabalhosa e mais eficiente na cobertura de educação.
Aula 8: As fontes no jornalismo de educação
6 de junho
O objetivo da aula com o colunista de educação no UOL e professor da USP Rodrigo Ratier é mostrar a importância de ouvir diferentes fontes e abordar questões práticas da cobertura de educação, como entrevistar crianças e adolescentes, gestores e professores e como ter acesso às escolas.
Aulas 9 e 10: Como reportar com dados
12 e 13 de junho
Nas duas aulas a jornalista da TV Globo Ana Carolina Moreno apresenta as principais fontes oficiais de dados nacionais e locais que podem render pautas, além de abordar a importância da contextualização dos dados dentro da realidade de onde eles foram coletados.
Aula 11: Teorias e práticas pedagógicas
19 de junho
Nesta aula a diretora do Porvir e da Jeduca Tatiana Klix apresenta as principais teorias da aprendizagem e as metodologias que ganham espaço em sala de aula, principalmente com o avanço das tecnologias.
Aula 12: Impacto do Jornalismo de Educação e oportunidades
20 de junho
No encerramento do curso, as jornalistas Cíntia Gomes (Agência Mural e diretora da Jeduca), Isabela Palhares (Folha de S.Paulo), Joana Suarez (AzMina e Lição de Casa), Paula Ferreira (O Globo) e Thaís Borges (Correio-BA) debatem os impactos do jornalismo de educação e as oportunidades para os profissionais da área.
Conheça os instrutores:
Renata Cafardo - Presidente da Jeduca, é repórter especial e colunista de educação do jornal O Estado de S. Paulo, além de colunista da rádio Eldorado. É autora do livro "O Roubo do Enem", da Editora Record. Cobre educação desde o ano 2000, quando começou no Estadão. Entre 2010 e 2015 foi repórter da TV Globo. Em 2016/2017 foi colaboradora da Folha de S.Paulo em Nova York e cursou o Global Reporting Institute, da Universidade de Columbia.
Mariana Tokarnia - Vice-presidente da Jeduca e repórter da Agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde cobre educação desde 2013. É mestranda no programa de pós-graduação em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Reconhecida pela Andi – Comunicação e Direitos como Jornalista Amiga da Criança, atuou em redações como o SBT e o Jornal de Brasília. Vencedora do prêmio Andifes (2020) e ABMES (2019).
Marta Avancini - Jornalista de educação e consultora de organismos internacionais e instituições do terceiro setor. Foi repórter, editora e correspondente em Paris da Folha de S.Paulo e repórter do jornal O Estado de S. Paulo. Jornalista Amiga da Criança premiada pela Andi – Comunicação e Direitos da Infância, é editora pública desde 2016 e editora do site da Jeduca desde 2019.
Carlos Roberto Jamil Cury - Considerado um dos pesquisadores mais influentes no campo da política educacional, é formado em Filosofia, com mestrado e doutorado em Educação. Professor titular aposentado da UFMG, da qual é emérito, é autor de diversos livros, entre eles Educação e direito à educação no Brasil: um histórico pelas Constituições e Ideologia e educação brasileira. Foi membro do Conselho Nacional de Educação e presidente da Capes. Atualmente é professor da PUC-Minas.
Romualdo Portela de Oliveira - Professor titular aposentado da Faculdade de Educação da USP, é pesquisador de referência em políticas educacionais. Possui graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Educação. Coordenou o curso de Pedagogia e o Programa de Pós-Graduação em Educação da USP, além da área de Educação da Capes. Atualmente é presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e diretor de Pesquisa e Avaliação do Cenpec.
Paulo Saldaña - Repórter de educação da Folha de S.Paulo desde março de 2016, atua na sucursal de Brasília do jornal. Trabalhou por mais de 6 anos no Estadão como setorista do tema. Recebeu mais de dez prêmios de jornalismo com reportagens sobre educação, entre eles a categoria principal do Esso, prêmios Folha, Estado e CNI. É diretor da Jeduca.
Antônio Gois - Antônio Gois é colunista de educação do Globo e um dos fundadores da Jeduca, tendo sido presidente (2016-2018 e 2018-2020) e diretor (2020-2022) da associação. Cobre o tema desde 1996. Autor dos livros O Ponto a que Chegamos: duzentos anos de atraso educacional e seu impacto nas políticas do presente; Quatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil, com depoimentos de ex-ministros da Educação desde o governo Figueiredo; e Líderes na Escola: o que fazem bons diretores e diretoras, e como os melhores sistemas educacionais do mundo os selecionam, formam e apoiam.
Luiz Fernando Toledo - Jornalista bolsista do Brown Institute for Media Innovation, das universidades de Columbia e Stanford, e cofundador da agência Fiquem Sabendo. Diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Trabalhou como repórter e produtor por uma década em veículos como Estadão, CNN Brasil, TV Globo e para o consórcio europeu de jornalismo investigativo OCCRP. Tem mestrados em Jornalismo de Dados (Universidade de Columbia) e Administração Pública (FGV-EAESP).
Rodrigo Ratier - Jornalista com 24 anos de carreira e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de jornalismo da USP, colunista de educação no UOL e diretor de relações institucionais na Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej).
Ana Carolina Moreno - Jornalista de dados sênior da TV Globo, é especialista em educação desde 2011 e em jornalismo de dados desde 2017. Foi reconhecida como Jornalista Amiga da Criança pela Andi - Comunicação e Direitos em 2020 e bolsista do Dart Center Early Childhood Fellowship, da Universidade de Columbia, em 2022. É graduada em jornalismo pela ECA-USP e pós-graduada em Edição em Jornalismo pela Universidade da Coruña (Espanha).
Tatiana Klix - Jornalista formada pela UFRGS, já atuou como repórter e editora no Grupo RBS e editora de educação no portal iG. Atualmente é diretora do Porvir (porvir.org), plataforma de comunicação e mobilização sobre tendências em educação. É também cofundadora do Quero na Escola, uma plataforma que conecta a sociedade à escola, dando protagonismo para o estudante escolher o que quer aprender além do currículo. É diretora da Jeduca.
Cíntia Gomes - Jornalista, cofundadora, diretora Institucional e de Diversidade na Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Também cofundadora do coletivo 'Nós, mulheres da periferia', já trabalhou no Instituto Paulo Freire, na Revista Ocas e foi assessora de imprensa nas áreas de cultura, educação e terceiro setor. Foi revisora e diagramadora do livro 'Um Batuque Memorável no Samba Paulistano' e produziu o documentário 'Três Esquinas: A rua é um palco'. É diretora da Jeduca.
Isabela Palhares - É repórter de educação da Folha de S. Paulo. Escreve sobre o tema desde 2015. Formada em jornalismo pela PUC-Campinas, foi fellow do primeiro curso sobre desenvolvimento na primeira infância do ICFJ (International Center for Journalists).
Joana Suarez - Repórter investigativa, atua como gerente de jornalismo na revista AzMina e integra o Feminist Journalist Project da AWID (Association for Women’s Rights in Development). Participou, em 2022, da conferência da ONU e UNESCO em Viena para debater a segurança de jornalistas e, em 2021, foi fellow do International Center For Journalists (ICFJ). Desenvolveu projetos jornalísticos autorais, como Cirandeiras Podcast, Redação Virtual, Lição de Casa e a newsletter Cajueira.
Paula Ferreira - Repórter do jornal O Globo há nove anos, acompanha a cobertura política de educação em Brasília desde 2019. Mestre pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisa sobre uso de novas tecnologias no jornalismo, educação, participação e empoderamento. Vencedora da categoria Educação do Prêmio Esso, também recebeu os prêmios Andifes, ABMES e Undime.
Thais Borges - Jornalista e mestra em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Repórter da edição do fim de semana do Jornal Correio, onde cobre temas como educação, ciência e saúde. Ganhadora de prêmios Petrobras e INMA Media Awards, além de menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog.