• 06.04
  • 2015
  • 11:23
  • Centro Knight para o Jornalismo nas Américas

Inscrições abertas para novo curso online sobre analytics de mídias sociais para jornalistas

Estar presente nas mídias sociais se tornou um requisito essencial para jornalistas, comunicadores e muitos outros profissionais. Mas não é o suficiente. Para ser realmente eficaz, os jornalistas devem aprender também a utilizar as ferramentas digitais disponíveis para medir se a sua estratégia de mídia social é eficaz e distinguir o que funciona e o que não funciona.

É aí que entra Amanda Zamora e seu novo "Big Online Course" (BOC), o "Analytics de mídias sociais para jornalistas: medindo o seu sucesso". Este curso online de quatro semanas, oferecido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, vai de 20 de abril a 15 de Maio e custa 95 dólares. As inscrições podem ser feitas aqui e as vagas são limitadas.

Zamora, editora sênior de engajamento da ProPublica, foi uma das instrutoras de um Curso Online Massivo e Aberto (MOOC, na sigla em inglês) que o Centro Knight ofereceu no ano passado chamado "Mídias sociais para jornalistas", que teve 6.300 alunos inscritos de 149 países.

Além dos MOOCs, que geralmente têm milhares de participantes, o Centro Knight agora oferece também os BOCs, que normalmente têm algumas centenas de alunos. MOOCs são livres, abertos e cobrem tópicos mais gerais e introdutórios. BOCs são pagos, fechados para um grupo específico e cobrem tópicos mais avançados ou especializados.

O BOC "Analytics de mídias sociais para jornalistas" é aberto a qualquer interessado, mas os alunos devem ter um conhecimento prático de plataformas de mídia social e se interessem em desenvolver uma audiência através delas. O curso é dirigido a profissionais que atuam em redações, mas é aberto a qualquer pessoa que queira aprender sobre o tema. Zamora conduzirá o curso online, que é projetado para gerar seis resultados:

 

- Usar dados para entender o seu público nas redes sociais;

- Estabelecer metas para uso de mídias sociais pelo profissional e/ou pela redação ;

- Estratégias de otimização de conteúdo básico para editores de notícias;

- Técnicas de envolvimento da audiência para indivíduos e marcas de notícias;

- Analisar os dados de audiência para monitorar o desempenho e progresso;

- Experimentos de redações para aumentar público e engajamento nas redes sociais.

 

Em seu vídeo de apresentação, Zamora diz que os estudantes vão aprender a "usar redes sociais para crescer e envolver o seu público". O curso vai rever alguns conceitos de "nível mais elevado" no início, segundo a editora, mas os estudantes também vão ter exercícios práticos para compreender dados e medir sua audiência.

O curso terá vídeos, leituras, fóruns de discussão e questionários.

"No Centro Knight, estamos muito animados de oferecer este curso, porque sabemos da necessidade desse tipo de análise em profundidade por empresas de mídia de todo o mundo", disse o professor Rosental Alves, fundador e diretor do Centro Knight. "Vamos continuar a trabalhar para oferecer MOOCs, que são cursos abertos e gratuitos sobre questões mais amplas, mas também estamos produzindo cursos de baixo custo para grupos limitados de participantes sobre temas mais especializados. Os MOOCs são mais gerais, enquanto cursos fechados, como este , são mais especializados e avançados."

Mais de 50 mil pessoas de 160 países já foram beneficiadas pelo programa de MOOCs do Centro Knight, lançado em outubro de 2012. Antes disso, de 2003 a 2012, o centro já havia capacitado mais de 7 mil jornalistas na América Latina e no Caribe com cursos online fechados, para um grupo limitado de participantes, como este sobre Jornalismo Empreendedor.

Assinatura Abraji