
- 19.08
- 2025
- 17:21
- Abraji
Formação
Inscrições abertas para nova edição do Codesinfo
O Codesinfo – Fundo de Inovação para o Jornalismo, iniciativa que é fruto da parceria entre Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e a Google News Initiative, abre as inscrições para sua edição de 2025. Com foco em soluções de Inteligência Artificial (IA) para redações, organizações e veículos de comunicação podem enviar propostas de projetos até o dia 13 de setembro, através do site: codesinfo.com.br/.
A iniciativa busca apoiar modelos de aplicação de dados e IA que auxiliem nas dinâmicas de produção de redações. São elegíveis veículos de comunicação brasileiros legalmente constituídos e listados no Atlas da Notícia, que atuam em modelos não convencionais de produção editorial. Também é possível se candidatar em parceria com grupos de pesquisa, pesquisadores, professores, estudantes e coletivos da área, desde que vinculados a alguma iniciativa de comunicação listada.
Ao final do período de inscrições, a seleção será feita em duas etapas: triagem de inscrições e avaliação detalhada das propostas, incluindo entrevistas e envio de planos de trabalho. A divulgação dos selecionados ocorrerá em 13 de outubro de 2025. Cada projeto selecionado receberá até R$ 160 mil para seu desenvolvimento ao longo de sete meses, além de mentoria personalizada com especialistas.
A fim de estimular o avanço de boas práticas no uso de IA no jornalismo, todos os projetos desenvolvidos no programa do Codesinfo deverão ser compartilhados abertamente, em formato de relatório, códigos abertos e/ou sessões públicas apresentando as iniciativas. Segundo Sérgio Lüdtke, presidente do Projor e editor do projeto Comprova da Abraji, este tipo de apoio mobiliza profissionais e organizações para criar, compartilhar e aprimorar ferramentas originais capazes de fortalecer a apuração, a edição e a distribuição de notícias em um cenário cada vez mais permeado por inteligência artificial.
Mais informações sobre o processo seletivo e sobre os projetos já desenvolvidos pelo Codesinfo estão disponíveis neste link.