• 11.09
  • 2017
  • 10:55
  • -

Formação

Acesso à Informação

Inscrições abertas para curso gratuito sobre Lei de Acesso a Informações em Porto Alegre

A partir desta segunda-feira (11.set.2017), estão abertas as inscrições para a terceira edição presencial do curso "Lei de Acesso à Informação para Jornalistas", a ser realizado em Porto Alegre. O treinamento é gratuito e acontecerá em 30.set.2017 no Campus Porto Alegre da Unisinos (Av. Luiz Manoel Gonzaga, 744).

Para se candidatar a uma das 29 vagas, basta preencher o formulário on-line até as 23h59 de 20.set.2017. Caso o número de inscrições seja maior que o número de vagas, a Abraji fará uma seleção para preencher cada uma das turmas. O treinamento é mais indicado a jornalistas e a estudantes de jornalismo, mas também pode ser feito por interessados no tema e integrantes de organizações que realizam controle social.

O curso faz parte do projeto que Abraji e Transparência Brasil desenvolvem para fortalecer a Lei de Acesso no país, com financiamento da Fundação Ford. Além dos treinamentos, a iniciativa envolve também o portal Achados e Pedidos, banco de dados on-line de pedidos de acesso a informações e respostas de órgãos públicos.

Marina Atoji, gerente-executiva da Abraji e do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, será a instrutora do treinamento.

Em 2017 e 2018, haverá outras edições presenciais do curso em Manaus e Brasília. Estão previstas também três edições on-line do treinamento.

Serviço

Curso presencial "Lei de Acesso à Informação para Jornalistas"

Data e horário: 30 de setembro de 2017, das 9h às 17h (intervalo de 1h de almoço, refeição não incluída)

Local: Unisinos - Campus Porto Alegre - Prédio LABS (Av. Luiz Manoel Gonzaga, 744 - Três Figueiras)

Inscrições: gratuitas, via formulário on-line até as 23h59 de 20.set.2017

Conteúdo do curso

- Principais pontos da Lei de Acesso

- Transparência ativa: o que os órgãos públicos são obrigados a divulgar? Como usar essas informações em pautas?

- Transparência passiva: como fazer pedidos de acesso e recorrer contra negativas

- Sigilo: quais são as exceções?

Assinatura Abraji