Inscrições abertas para curso de jornalismo investigativo da Columbia Journalism School em parceria com a FNPI
  • 27.11
  • 2017
  • 16:41
  • Mariana Gonçalves

Formação

Inscrições abertas para curso de jornalismo investigativo da Columbia Journalism School em parceria com a FNPI

Estão abertas até 19.jan.2018 as inscrições para um curso de jornalismo investigativo voltado a repórteres latino-americanos organizado pela Columbia Journalism School e pela Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano. 

O curso será oferecido entre 5 e 16 de março de 2018 na cidade de Cartagena, Colômbia. O conteúdo deve abordar desde aspectos básicos da concepção de um projeto de investigação até a execução do projeto em sua fase final. Além disso, o programa dará enfoque a investigações transnacionais e a técnicas de jornalismo de dados. São 20 vagas no total, e as aulas serão ministradas em espanhol.

O programa é voltado a repórteres e editores no exercício da profissão, além de professores universitários que tratem de jornalismo investigativo em seus cursos. A organização destaca que é preciso que os participantes tenham experiência na prática de jornalismo investigativo. É desejável conhecimento avançado de Excel e de outros programas de planilhas.

Interessados devem enviar sua inscrição ao e-mail [email protected] com o assunto “LATAM Periodismo Investigativo”. A inscrição deve conter uma cópia do currículo do candidato, quatro amostras de seu trabalho (no mínimo), uma breve redação sobre suas motivações para a inscrição e uma carta de recomendação assinada por seu supervisor no trabalho (se o jornalista trabalhar como freelancer, a carta deve ser assinada pelo editor de um veículo em que tenha publicado recentemente). Esses materiais podem ser enviados em espanhol ou em inglês.

Além disso, os candidatos devem apresentar um projeto de reportagem que desejam apurar durante o curso. É possível propor uma investigação de longo prazo ou uma série de reportagens diárias, sobre qualquer pauta, em qualquer plataforma – impresso, televisão, áudio ou internet.

O custo da matrícula é de US$ 3,5 mil. O valor inclui o treinamento, materiais e almoço. Os demais gastos, incluindo viagem, hospedagem, transporte e outras refeições, assim como os gastos em fins de semana, são de responsabilidade dos participantes. O pagamento deve ser feito aqui. Para os selecionados, a matrícula deve ser paga até 9 de fevereiro de 2018, ou a inscrição será anulada.

Os instrutores do curso serão professores da Columbia e da FNPI e jornalistas latino-americanos. A divulgação dos nomes será em dezembro deste ano. A organização adianta que deve selecionar ganhadores de prêmios conhecidos, como Pulitzer, Maria Moors Cabot e Polk.

Para dúvidas e mais informações, é possível contatar o e-mail [email protected] com o assunto “LATAM Periodismo Investigativo”.

Serviço

Inscrições abertas para curso de jornalismo investigativo da Columbia Journalism School e FNPI

Até 19 de janeiro de 2018

Inscreva-se pelo e-mail: [email protected]

Mais informações aqui

Assinatura Abraji