Inscrições abertas para a 44ª edição do Prêmio Vladimir Herzog
  • 02.06
  • 2022
  • 15:27
  • Abraji

Inscrições abertas para a 44ª edição do Prêmio Vladimir Herzog

Estão abertas as inscrições para a 44ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (PVH). A Abraji e outras 12 organizações que compõem a comissão organizadora vão homenagear jornalistas, repórteres fotográficos, ilustradores e chargistas que, por meio de seus trabalhos cotidianos, defendem a democracia. Os participantes têm até dia 30.jun.2022 para inscrever trabalhos veiculados entre 1.jul.2021 e 30.jun.2022.

Na categoria Livro-reportagem, reativada no ano passado, serão aceitas inscrições de obras editadas entre 1.jan.2021 e 31.dez.2021. O PVH conta com outras seis categorias: arte, fotografia, produção jornalística em texto, em áudio, em vídeo e em multimídia. Para concorrer, os profissionais devem preencher esta ficha cadastral e realizar o pagamento de R$ 50 por trabalho inscrito.

O Prêmio Vladimir Herzog foi criado em 1979 com a finalidade de homenagear personalidades e profissionais da comunicação que se destacam na promoção dos direitos fundamentais, assim como celebrar a vida e obra do jornalista Vladimir Herzog, torturado e assassinado pela ditadura em 25.out.1975.

A premiação ainda conta com uma sessão pública de julgamento para divulgar os vencedores a ser realizada de forma remota, com transmissão ao vivo, no dia 13.out.2022. Já a tradicional roda de conversa com os ganhadores e a solenidade da premiação, com a entrega do troféu criado pelo artista Elifas Andreato, ocorrerá em 25.out.2022, no Teatro Tuca, em São Paulo. 

O Prêmio Vladimir Herzog é promovido e organizado por uma comissão constituída pelas seguintes instituições: Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Associação Brasileira de Imprensa – ABI; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji; Periferia em Movimento; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.

A edição de 2022 conta com a parceria e apoio estratégico da Câmara Municipal de São Paulo, União Brasileira de Escritores, OBORÉ, PUC-SP e TV PUC.

Para mais informações, acesse www.premiovladimirherzog.org
 

Assinatura Abraji