Inscrições abertas para  3ª edição do módulo de Direito de Defesa e Cobertura Criminal, do Repórter do Futuro
  • 17.08
  • 2017
  • 13:59
  • Mariana Gonçalves

Formação

Inscrições abertas para 3ª edição do módulo de Direito de Defesa e Cobertura Criminal, do Repórter do Futuro

Estão abertas até 13.set.2017 as inscrições para a 3ª edição do curso sobre Direito de Defesa e Cobertura Criminal, promovido pelo Projeto Repórter do Futuro e pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), com o apoio da Abraji.

O módulo ocorre de 30 de setembro a 11 de novembro, sempre aos sábados, na sede do IDDD, em São Paulo. Estudantes de jornalismo de todo o Brasil são convidados a participar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.

Nas aulas, serão abordados temas como cobertura midiática criminal, funcionamento da justiça criminal brasileira, Tribunal do Júri e julgamentos midiáticos, Lava Jato, entre outros. Em todos os encontros, os estudantes passarão por palestras, conferências e coletivas de imprensa. Também escreverão um texto sobre o tema da aula nas 72 horas seguintes. 

O objetivo é sensibilizar os futuros jornalistas para a importância do respeito às garantias fundamentais individuais na cobertura de casos criminais, segundo o diretor do IDDD e responsável pelo curso, Rodrigo Nascimento Dall’Acqua.

Ao todo, serão selecionados 20 participantes para o curso. A seleção será em 16 de novembro, em encontro que tratará do sistema penitenciário no Brasil. Os candidatos deverão realizar um teste que visa a avaliar o perfil de cada um, identificando quais poderão ter melhor aproveitamento do módulo.

No dia 16, estarão presentes o egresso do sistema carcerário e graduado em psicologia Emerson Ferreira e a egressa do sistema carcerário e vendedora Carolyne Wanjiru. A mediação será de Hugo Leonardo, vice-presidente do IDDD e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária – CNPCP. Ao fim do dia, os estudantes também poderão participar de uma experiência em realidade virtual que simula uma cela de 3m² superlotada com 25 presos. A experiência faz parte da campanha “Encarceramento em massa não é Justiça”, promovida pela Rede Justiça Criminal, que o IDDD integra.

Após as inscrições, os estudantes selecionados deverão assinar, no ato da matrícula, um pacto de reembolsa, junto com um cheque no valor de R$ 937,00. O curso estabelece que o cheque não será descontado se o estudante participar de todos os encontros, redigir todos os textos, agendar e comparecer a ao menos um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso e publicar um dos textos produzidos em veículo com editor responsável. Após o encerramento do módulo, quem cumprir com todos os critérios receberá de volta o cheque e um certificado de conclusão.

O anúncio dos selecionados acontece em 25 de setembro, nos sites da Oboré, do IDDD e da Abraji. Já as matrículas serão em 28 e 29 de setembro, na sede da Oboré.

Programação

Encontro de seleção | 16/09 – 09h às 12h30

Tema: Sistema penitenciário: por dentro dos presídios

Palestrantes: Emerson Ferreira (egresso do sistema carcerário, graduado em psicologia) e Carolyne Wanjiru (egressa do sistema carcerário, vendedora)

Mediação: Hugo Leonardo (vice-presidente do IDDD e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária – CNPCP)

Local: Sala Sergio Vieira de Melo da Câmara Municipal de São Paulo (Palácio Anchieta) – Viaduto Jacareí, 100, 1º subsolo – Bela Vista, São Paulo/SP

 

Roda de conversa | A construção do noticiário criminal crítico: técnicas de reportagem – 30/09 – 09h às 11h 

Palestrante: Fausto Salvadori Filho – Repórter da Ponte Jornalismo

Local: IDDD

 

1º encontro | 30/09 – 13h às 17h

Tema: Funcionamento da Justiça criminal brasileira: engrenagens e gargalos

Palestrante: Marcelo Feller – Advogado criminalista

Local: sede do IDDD

 

2º encontro | 07/10 – 09h às 13h

Tema: Por dentro da Lava Jato: delação premiada, condução coercitiva e prisão provisória

Palestrante: Valeska Teixeira Zanin Martins – Advogada criminalista

Local: sede do IDDD

 

3º encontro | 21/10 – 09h às 13h

Tema: Tribunal do Júri e julgamentos midiáticos

Palestrante: Alberto Zacharias Toron – Advogado criminalista, professor da FAAP

Local: sede do IDDD

 

4º encontro | 28/10 – 09h às 13h

Tema: O que vi e vivi: a evolução da cobertura midiática criminal

Palestrante: Antônio Claudio Mariz de Oliveira

Encerramento | 11/11 – 09 às 13h

Avaliação do curso e entrega de certificados

Local: sede do IDDD

Serviço

Inscrições abertas para 3ª edição do módulo de Direito de Defesa e Cobertura Criminal, do Projeto Repórter do Futuro

Até 13 de setembro

Inscreva-se aqui

Assinatura Abraji