- 21.10
- 2024
- 17:19
- Abraji
Formação
Acesso à Informação
Iniciativa internacional capacita jornalistas sobre lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e crimes transnacionais
Está aberto para jornalistas brasileiros e estudantes de jornalismo o curso "Formação de Formadores e Comunicadores de instituições-chave em CLD/CFT/COT (Combate à Lavagem de Dinheiro, Combate ao Financiamento do Terrorismo e Combate ao Crime Organizado Transnacional)". Trata-se de um projeto organizado pela ABA Roli, uma iniciativa da Ordem dos Advogados dos Estados Unidos, em parceria com organizações regionais públicas e privadas da Argentina, Brasil e Paraguai. Para dar início ao curso, basta se inscrever clicando aqui.
Gratuito, online e assíncrono, o curso visa tratar os temas propostos com profissionais que atuam com comunicação de temas dessa natureza no dia a dia. Composto por seis módulos, o curso é parte do Programa de Conscientização Pública sobre o Combate à Lavagem de Dinheiro e Crimes Transnacionais na região entre Argentina, Brasil e Paraguai, que conta com a campanha de conscientização pública "Enxergue os Sinais."
Todas as pessoas que estejam de alguma forma relacionadas com a comunicação dentro das principais instituições podem participar. De acordo com Daniela Pereira, oficial de comunicação da ABA Roli, o curso irá fornecer módulos de aprendizado em comunicação sobre Combate à Lavagem de Dinheiro (CLD), Combate ao Financiamento do Terrorismo (CFT) e Combate ao Crime Transnacional (COT), permitindo às instituições desenvolverem ferramentas de aprendizado aos seus comunicadores, bem como material de instrução, como parte do plano de orietanção dos setores de comunicação de instituições públicas e privadas.
“A proposta é melhorar as ferramentas e habilidades institucionais para atualizar as campanhas de conscientização sobre CLT, CFT e COT, de forma regular e com seus próprios recursos. E para os jornalistas investigativos trazer capacitação, informação e materiais de pesquisa para que os mesmos possam melhorar suas habilidades de investigação em relação aos temas”, explicou Daniela.
Além disso, o conteúdo da formação oferece ferramentas e dicas para auxiliar jornalistas investigativos a identificarem e reportarem com mais precisão atividades relacionadas à temática.
“Uma das ferramentas disponíveis neste programa de capacitação de American Bar Association (ABA) são as guias informativas compiladas do último Relatório de Avaliação Mútua do Brasil do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI), para os sujeitos obrigados, tais quais: economistas, contadores, agentes Imobiliários, bancos, companhias de valores, de seguros e de serviços monetários, entre outros. Informações estas que podem ser um recurso extremamente útil para jornalistas investigativos, uma vez que o curso não foi originalmente criado para jornalistas investigativos, mas para profissionais de comunicação de instituições públicas e privadas que atuam diretamente em temas relacionados ao CLD/CFT/COT)”, disse ela.
Conscientização sobre CLD/CFT/COT
Segundo Daniela, o primeiro desafio enfrentado no desenvolvimento de programas e campanhas de conscientização sobre a temática foi o desconhecimento das pessoas acerca da gravidade do crime de lavagem de dinheiro, visto que, para a implementação da campanha nos três países ,foi realizada uma pesquisa em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad Del Este (Paraguai) e, das pessoas entrevistadas, mais de 90% não consideravam o assunto grave ou haviam falado sobre nos últimos seis meses.
“Desta maneira nasceu a campanha Enxergue os Sinais, parte do Programa de Conscientização, que tem o objetivo de levar informação para que as pessoas possam identificar situações que caracterizem Lavagem de Dinheiro e evitam até mesmo de se envolverem involuntariamente, por falta de conhecimento”, falou.
Daniela também fala sobre até o momento não ter especializações específicas em comunicação que tratam a temática do curso. “Por isso foi importante fazer um planejamento minucioso e atento, levando em conta a legislação vigente em cada país. Entendendo que a falta de informação tanto para o público em geral como para os segmentos específicos pode ser um desafio para se comunicar sobre estes temas. Por isso elaboramos as guias informativas citadas anteriormente.”
Suporte e demais informações sobre o curso
A mentora do curso para o Brasil é Taianny Cleyfa Silva Souza, advogada com experiência jurídica e compliance, especializações e desenvolvimento de liderança em Compliance, membro do Comitê Feminino de Compliance/RJ e pesquisadora do GT de governança, anticorrupção e prevenção de práticas de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, da Transparência Internacional no Brasil.
A formação também conta com suporte para eventuais dúvidas. Para esses casos, os alunos podem contatar diretamente Daniela, pelo e-mail [email protected] ou a gerente Maria José Garcia através do [email protected].
A certificação do curso estará disponível durante o mês de outubro. A partir de novembro, o curso não emitirá mais certificados, mas permanecerá online caso o aluno queira continuar utilizando-o como ferramenta. Você pode se inscrever no curso através deste link.
*Crédito da foto: breeze393, de Getty Images