• 28.03
  • 2014
  • 15:22
  • -

Infografista do Guardian fala sobre “visualização de dados” em evento em SP

O desenvolvedor interativo do Guardian, Chris Cross, realizará uma palestra sobre “A arte da visualização de dados” na próxima quarta-feira (02.abril.2014), no Centro de Convenções da Faap (Rua Alagoas, 903 – Higienópolis).

Organizado pelo grupo Hacks Hackers de São Paulo, que reúne jornalistas e programadores, o evento é gratuito e abordará o portfólio de aplicativos web com os quais Cross teve contato trabalhando no Guardian, além de dicas de interação e design com o intuito de melhorar a experiência do leitor/usuário. 

Para Gustavo Faleiros, co-organizador do evento, Cross é um ótimo exemplo, pois se trata de “um programador, mas com amplo conhecimento da máquina jornalística. Ou seja, ele une conhecimento técnico com a preocupação de atingir o público, contar uma boa história”.

De acordo com ele, eventos como este são ainda muito raros no Brasil e precisariam ser ampliados, sobretudo dentro das redações e “em caráter aberto”, com Laboratórios de Inovação no Jornalismo. “O HacksHackers é um movimento mundial para tentar mudar [a falta de contato entre os dois perfis profissionais]. Mas sozinhos não conseguimos abarcar toda a gama que é possível obter se colocarmos estes dois profissionais em contato constante”, lamenta.

No entanto, Faleiros ressalta que os jornais brasileiros estão avançando no jornalismo interativo com algumas boas experiências. De acordo com ele, é preciso, porém, observar a “consistência” com que o Guardian tem investido em programação e jornalismo nos últimos anos. 

“O time é grande e mantido lá para desenvolver junto com a própria empresa. A valorização do profissional precisa ser maior por aqui”, ressalta. 

Para mais informações sobre a palestra com Chris Cross  “A arte da visualização de dados”, clique aqui

Assinatura Abraji