• 19.03
  • 2014
  • 07:56
  • -

IJEC amplia espaço para publicação de artigos acadêmicos

 

O IJEC (Fórum para o Ensino do Jornalismo Investigativo, na sigla em inglês) deu início nesta semana à expansão de suas atividades, passando a reunir papers de educadores de todo o mundo que lecionem ou pesquisem temas relacionados ao jornalismo investigativo. 

Nos próximos meses, o Fórum vai reunir currículos e publicar links para estudos e trabalhos em sua página na internet para estudantes e professores, além de intensificar também sua presença em redes sociais.

A proposta de expandir a divulgação e intercâmbio de pesquisas acadêmicas surgiu após a 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo, realizada em outubro de 2013 no Rio de Janeiro e organizada pela Abraji em conjunto com a Global Investigative Journalism Network (GIJN) e o Instituto Prensa y Sociedad (IPYS). Durante o evento, diversas sessões foram dedicadas à apresentação de pesquisas acadêmicas.

Organizado e coordenado pelo professor Brant Houston, presidente honorário da cátedra de Jornalismo Investigativo da Universidade de Illinois, e com a ajuda da vice-diretora de Jornalismo da GIJN, Gabriela Manuli, e seu diretor executivo, David Kaplan, foi a primeira vez que o Congresso da Abraji abriu espaço para apresentações acadêmicas. Os resultados foram tão positivos que este ano o 9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo repetirá a iniciativa.

“A aproximação entre a academia e as redações é muito importante para o desenvolvimento do jornalismo. Por um lado, os profissionais muitas vezes têm preconceito em relação aos pesquisadores, por desconhecerem os processos de produção e argumentação científica. Por outro lado, a academia muitas vezes faz afirmações fortes sobre a imprensa sem conhecer o cotidiano das redações e as rotinas produtivas da notícia”, explica o diretor da Abraji e professor de Comunicação Digital da PUC-RS, Marcelo Träsel.

De acordo com Träsel, o intercâmbio promovido pelo Congresso de 2013 e pela iniciativa do IJEC é a “melhor maneira de melhorar a compreensão” por ambas as partes. Além disso, o diretor da Abraji ressalta a importância do intercâmbio cultural com outros países na pesquisa e na área prática diante de um cenário de transformações no jornalismo.

“O cenário de profundas mudanças na indústria do jornalismo exige repensar o ensino da profissão. O contato com experiências de outros países pode nos ajudar a melhorar os currículos universitários e encontrar formas de manter a imprensa como um agente de mediação social fundamental nas democracias.”, destaca.

Para participar dos fóruns do IJEC,basta entrar em contato pelo site http://ijec.org

 

Assinatura Abraji