IFEX publica editorial sobre eleições brasileiras
  • 30.09
  • 2022
  • 11:30
  • Abraji

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

IFEX publica editorial sobre eleições brasileiras

O International Freedom of Expression Exchange (IFEX), que atua na defesa da liberdade de expressão e o direito de acesso à informação em 90 países, publica, nesta sexta-feira (30.set.2022), um editorial sobre as eleições brasileiras. Os representantes da rede no Brasil são a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Artigo 19.

No texto divulgado em vários países, Annie Game, diretora executiva da organização canadense, afirma que o “Brasil tem visto um declínio dramático nas liberdades civis nos últimos anos”. E que “durante a atual campanha, Bolsonaro vem atacando instituições, desacreditando o processo eleitoral e promovendo fortemente o uso das armas. Não há dúvida de que o futuro da democracia no Brasil será decidido no início de outubro”.

O editorial do IFEX também destaca como o ciclo eleitoral brasileiro pode ser tornar um farol para outros países:

“Como a maior economia da América Latina e a quarta maior democracia do mundo, o Brasil é um termômetro - podemos argumentar que é o futuro da democracia global o que está em jogo neste pleito. Não só da democracia, mas dos direitos humanos e da sustentabilidade ambiental”.

Annie Game reflete sobre os efeitos do bolsonarismo:

“Mesmo que Bolsonaro não seja reeleito, os desafios pela frente são gigantescos. Mas, se ele ganhar, o projeto autoritário vence. E o Brasil se tornará outro alfinete no mapa, mais um território onde as raízes do autoritarismo se aprofundam e se arraigam”.

Entre as principais preocupações com a votação elencadas pelo IFEX estão os ataques a jornalistas e ativistas:

“O espaço cívico brasileiro precisa ser protegido para garantir que jornalistas, ativistas e defensores dos direitos humanos não se tornem uma espécie em perigo de extinção. Precisamos defender a democracia, promovendo a liberdade de expressão e o fortalecimento da sociedade civil”.

O IFEX monitora violações à liberdade de expressão e tem mais de 120 integrantes. No mesmo editorial, pede apoio para seus integrantes no Brasil: a Abraji e a Artigo 19.

“O que eles precisam agora é da nossa atenção e apoio. Eles precisam saber que não estão sozinhos e que estamos observando o processo eleitoral e suas consequências no início de outubro. Os membros da rede IFEX em toda a região demonstraram sua solidariedade por meio de uma campanha veiculada em redes sociais que pede pelo Brasil: #DefendaoJornalismo #ProtejaoEspacoCivico. Caso contrário, a cartilha do autoritarismo continuará se espalhando pelo mapa”.

Leia aqui a íntegra do editorial.

 

 

Assinatura Abraji