• 14.11
  • 2013
  • 12:29
  • -

IFEX convoca entidades para ações do Dia Internacional para o fim da impunidade

De 1 a 23 de novembro o IFEX (Rede para Liberdade de Expressão, sigla em inglês) promove ações para lembrar o Dia Internacional para o Fim da Impunidade, no dia 23 de novembro.

A iniciativa envolve ações todos os dias para chamar a atenção para a necessidade da punição e da elucidação de casos de agressões e assassinatos de jornalistas em todo o mundo. Ao todo serão 23 ações chamadas pelo IFEX  que incluem envio de cartas,  mensagens em redes sociais de autoridades, compartilhamento de informações sobre o problema da impunidade, entre outras atividades.

As ações terminam em 23 de novembro, dia em que é relembrado o massacre de Ampatuan, nas Filipinas, quando 53 pessoas, dentre elas 32 jornalistas e profissionais de imprensa, foram assassinadas em 2009. Até hoje, nenhum responsável foi punido pelo ocorrido.


O Dia Internacional para o fim da impunidade foi criado em 2011, após as entidades membro do IFEX identificarem a questão da impunidade como um dos principais obstáculos à liberdade de expressão. Em seguida, essas entidades assumiram o  compromisso de organizar uma campanha dedicada a aumentar a conscientização sobre a impunidade e para cobrar uma mudança.

Em seu último relatório anual divulgado em novembro de 2012, o IFEX alerta que apenas 11% dos casos de execução de jornalistas tiveram seus autores condenados. O estudo abrange 16 países da região de janeiro de 2010 a setembro de 2012, período em que houve 74 homicídios e  que 431 comunicadores foram ameaçados de morte, com pelo menos 878 agressões físicas contra a imprensa. Já no âmbito global, em um alerta em março deste ano a ONU divulgou que 90% dos casos de assassinatos de jornalistas ficam impunes em todo o mundo e lançou um Plano de Ação sobre a segurança dos jornalistas e a questão da impunidade.

Mais informações sobre as ações do Dia Internacional para o fim da impunidade e sobre como participar no site http://daytoendimpunity.org

 

Assinatura Abraji