- 16.04
- 2018
- 12:43
- IFEX-ALC
Liberdade de expressão
IFEX-ALC condena o assassinato da equipe de jornalistas do Equador
Publicado originalmente no site do IFEX
As 24 organizações que participam da rede IFEX-ALC para a defesa da liberdade de expressão e o exercício de um jornalismo livre, independente e seguro condenam o assassinato do jornalista Javier Ortega, do fotógrafo Paúl Rivas e do motorista Efraín Segarra, sequestrados no dia 26 de março, na região fronteiriça de Mataje, no norte do Equador, pela Frente Oliver Sinisterra FARC-EP, grupo dissidente da Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
A confirmação dessa notícia lamentável, por parte do presidente do Equador, Lenin Moreno, nos enche de pesar e indignação. Queremos estender aos jornalistas equatorianos e aos familiares dos mortos nossa solidariedade e nosso apoio.
Esse grave acontecimento evidencia que atos violentos contra jornalistas e funcionários de meios de comunicação são uma das mais extremas formas de censura. As normas do Sistema Interamericano expressam claramente que é responsabilidade dos Estados a segurança dos jornalistas que documentam e denunciam violações de direitos humanos em comunidades afetadas por atos de violência. Os Estados devem ainda garantir a integridade física desses profissionais para que eles possam exercer seu trabalho livremente e sem riscos, resguardando o direito à liberdade de expressão.
Exigimos das autoridades equatorianas e colombianas a realização de uma investigação aprofundada que permita esclarecer as circunstâncias em que Javier Ortega, Paúl Rivas e Efraín Segarrala perderam a vida. Uma investigação independente será fundamental para estabelecer responsabilidades e garantir que os autores dessas mortes sejam punidos. Da mesma forma pedimos às autoridades que divulguem informações verdadeiras e oportunas sobre o caso com o objetivo de respeitar o direito à informação pública.
As organizações que formam a aliança da IFEX-ALC são:
Asociación Nacional de la Prensa
Asociación por los Derechos Civiles
Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
Association of Caribbean Media Workers
Centro de Archivos y Acceso a la Información Pública
Centro de Reportes Informativos sobre Guatemala
Centro Nacional de Comunicación Social
Fundación para la Libertad de Prensa
Fundamedios - Fundación Andina para la Observación y el Estudio de Medios
Instituto de Prensa y Libertad de Expresión - IPLEX
Instituto Prensa y Sociedad de Venezuela
Observatorio Latinoamericano de Regulación, Medios y Convergencia - OBSERVACOM
Observatorio Latinoamericano para la Libertad de Expresión
Sindicato de Periodistas del Paraguay
Trinidad and Tobago's Publishers and Broadcasters Association
World Association of Newspapers and News Publishers