- 23.01
- 2023
- 17:45
- Abraji
Formação
ICFJ lança programa de treinamento e mentoria para negócios digitais
O International Center for Journalists (ICFJ) lançou, nesta segunda-feira (23.jan.2023), o programa Acelerando Negócios Digitais, cujo objetivo é contribuir com a melhoria nos modelos de negócios e a sustentabilidade financeira de veículos midiáticos digitais e tradicionais de diferentes partes do país. Jornalistas independentes também podem participar do programa, que ensinará ainda maneiras de utilizar ferramentas digitais como aliadas, visando o desenvolvimento e crescimento de veículos.
A iniciativa é feita em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Meta e outras associações de mídia.
O programa possui duas fases. A primeira, que consiste em uma série de treinamentos virtuais com especialistas do Brasil e do mundo, busca ajudar os participantes a melhorar suas habilidades em gestão empresarial, fortalecer a relação da organização com sua audiência digital, desenvolver novos projetos e produtos, gerar receita e construir modelos de negócios inovadores e sustentáveis.
O período de inscrições se encerra em 26.fev.2023. Interessados deverão se inscrever no programa de acordo com seu perfil profissional. Isso porque, nessa primeira etapa, haverá dois grupos de treinamento: um direcionado a especialistas e profissionais que atuem em empresas de mídia ou de forma independente; e outro a executivos.
A formação para o primeiro grupo começa em mar.2023 e tem duração de dez semanas. Já o grupo de executivos realizará um treinamento exclusivo com a The City University of New York, pelo qual os participantes poderão se atualizar acerca das principais tendências na área de gestão estratégica de negócios digitais.
Ao final dos treinamentos, haverá emissão de certificado de participação - tanto pelo ICFJ quanto pela escola de negócios, no caso do segundo grupo.
O ICFJ sinaliza que o programa não será limitado aos profissionais que ocupam os cargos esperados pelo edital e que sua equipe avaliará e aprovará as inscrições individualmente.
Na segunda fase do Acelerando Negócios Digitais serão oferecidos mentorias exclusivas por cinco meses e apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos que possam inovar ou acelerar negócios digitais. Para se candidatar a essa segunda etapa, os interessados deverão participar de, no mínimo, 75% das sessões de treinamento ofertadas na primeira fase do programa.
Organizações de mídia poderão receber até 15.000 dólares, e jornalistas independentes até 2.500 dólares.
Os termos e condições do programa, assim como os critérios de elegibilidade estão disponíveis aqui.
Além da Abraji, a iniciativa também tem como parceiros a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a Associação Brasileira de Mídia Digital (ABMD).