• 02.05
  • 2005
  • 08:47
  • MarceloSoares

ICFJ e Abraji preparam curso em SP, em junho

O seminário é promovido pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês), em conjunto com o ABRAJI, e acontece entre 5 e 7 de junho de 2005. O evento é planejado exclusivamente para jornalistas ativos que trabalham no Brasil. Os organizadores estipularam 6 bolsas para gastos de hospedagem e transporte de candidatos que exerçam e vivam no interior do país.

O objetivo do seminário é ensinar aos jornalistas a cobrir melhor os temas que envolvem violações à liberdade de expressão e como expandir suas fontes, utilizando as técnicas do jornalismo de investigação. As sessões serão interativas, e contarão com exposições de especialistas da América Latina e Estados Unidos, debates com mediadores e análises de casos concretos.

Entre os instrutores convidados estão:
Bob Ortega, um jornalista independente que foi bolsista do programa Knight no Paraguai em 1999. Também dirigiu programas de capacitação jornalística administrados pelo ICFJ na Geórgia de 2000 até 2002, e pelo IREX em Belarus de 2003 até o presente momento. Anteriormente, trabalhou como correspondente do "Wall Street Journal" e escreveu várias histórias da Guatemala e México.

Também encabeçará o seminário Pedro Enrique Armendares, diretor executivo do Repórteres e Editores de Investigação (IRE-México). O IRE é uma organização independente, afiliada a Investigative Reporters and Editors dos Estados Unidos, que trabalha com jornalistas do México e do restante da América Latina. Previamente, Armendares trabalhou como jornalista de investigação na Jornada da Cidade do México.

Outros instrutores convidados serão representantes de organizações sem fins lucrativos locais e internacionais para a defesa dos direitos da liberdade de expressão. Do mesmo modo, será realizado um treinamento prático que ajudará os jornalistas a identificar e desenvolver idéias estabelecendo um bom sistema de busca de informação.
Assinatura Abraji