• 09.02
  • 2010
  • 12:33
  • -

Hoje é o último dia para jornalistas se inscreverem no 5° curso on-line Investigando o Gasto Público

Hoje, dia 9, é o último dia para jornalistas se inscreverem no curso on-line Investigando o Gasto Público. O treinamento tem duração de um mês e começará 19 de fevereiro. As vagas são limitadas e a ordem de inscrição pode ser usada como critério de desempate. As inscrições podem ser feitas até as 23h59, aqui.

Ministrado pela Abraji em parceria com a associação Contas Abertas, o curso é gratuito e voltado para profissionais que estejam trabalhando num veículo de comunicação. Os participantes têm uma semana para concluir as atividades de cada módulo, quatro no total.

Fundamentalmente prático, o treinamento ensina onde encontrar e como processar dados sobre os gastos públicos da União. Os alunos terão acesso a um mecanismo especialmente desenvolvido pelo Contas Abertas para o curso que permite pesquisar a execução orçamentária em detalhes, como ordens bancárias e a totalização por Estados e municípios. Além disso, serão apresentados mecanismos de fiscalização, como o Portal da Transparência, o site da Secretaria do Tesouro Nacional, os sistemas de acompanhamento de despesas do Senado e da Câmara e o portal do Contas Abertas, que reúne grande quantidade de informações, com diferentes possibilidades de pesquisas.

Gastos com cartões corporativos, despesas divididas por ministério e órgãos municipais e estaduais beneficiados são algumas das informações que os estudantes devem conseguir obter ao final do curso. Os participantes também aprenderão a rastrear os recursos públicos que são repassados a empresas e a entidades sem fins lucrativos, sejam os repasses feitos por dispositivos constitucionais, emendas parlamentares, ou projetos do Executivo.

No final, os participantes receberão um certificado do curso, assinado pela associação Contas Abertas e pela Abraji.

Investigando o Gasto Público
Inscrições: Até dia 9/2 às 23h59, aqui
Início do curso: 19/2

Assinatura Abraji