• 02.07
  • 2010
  • 16:31
  • -

Guru da interatividade do NYT virá ao 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

 

O editor de notícias interativas do jornal The New York Times, Aron Pilhofer, virá ao Brasil para participar do 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O americano revolucionou o jornalismo on-line ao estender os limites da interatividade com bancos de dados na internet. Ele é atualmente um dos nomes mais importantes do data-driven journalism, tema de que irá tratar em sua palestra.

 A equipe comandada por Pilhofer faz uso de dados brutos para criar mapas interativos, infográficos e aplicativos que permitem ao leitor manejar a informação para tirar suas próprias conclusões. Alguns desses trabalhos ganharam grande destaque no NYT e o fizeram ser considerado um dos grandes líderes do renascimento do jornal.

Pilhofer também é co-fundador da DocumentCloud, um projeto destinado a melhorar o jornalismo, facilitando o acesso a documentos públicos, pesquisas e análises on-line. Esse projeto recebeu um subsídio de US$ 719 mil da Fundação Knight, em 2009.

 

Experiente em técnicas de RAC (Reportagem com Auxílio de Computador) e organização de banco de dados, ele se especializou em notícias relacionadas a financiamento de campanhas, lobbies e eleições.

No Congresso, Pilhofer falará a respeito de sua experiência com data-driven journalism, mostrando trabalhos como “House Race Ratings”, que traz dados sobre o desempenho dos partidos nas eleições legislativas nos Estados norte-americanos, e “Diversity in the Classroom”, que mostra por meio de um estudo demográfico a participação de estudantes brancos, negros, asiáticos, hispânicos e índigenas nas escolas americanas.

O 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo acontece de 29 a 31 de julho, no Campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Assinatura Abraji